Contabilidade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE INTERNACIONAL E DO TERCEIRO SETOR

Prof.: Alessandre S. Cardoso

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

1)

INTRODUÇÃO

A crescente necessidade de uma maior comparabilidade do financial reporting entre os países, derivada das transações internacionais causadas pela globalização, levou ao surgimento da contabilidade internacional, que seria o ramo dacontabilidade que estuda as normas contábeis com o intuito de se conseguir a convergência entre os diferentes países para solucionar os problemas decorrentes das divergências causadas pelo cenário atual.

A Contabilidade Internacional tem sido objeto de vários estudos e pesquisas nas últimas décadas, haja vista todo o processo de globalização dos negócios e dos mercados de capitais, e ocrescente número de empresas multinacionais e operações transnacionais, levando à necessidade de se buscar uma maior comparabilidade da contabilidade entre os diferentes países.

A Contabilidade Internacional estuda principalmente as causas das diferenças internacionais nas demonstrações contábeis e os problemas mais relevantes aos negócios internacionais, bem como o processo de aproximação das normase práticas contábeis. (Harmonização)

1.1)

Principais Dificuldades da Contabilidade Internacional

Não é padronizada

Nacionalismo

Contabilidade é uma ciência social aplicada.

1.2)

Breve histórico da Contabilidade Internacional:

1973 - È criado o IASC (International Accounting Standards Committee), um comite formado pelos organismos profissionais de contabilidade de 10países: Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, França, Irlanda, Japão, México, Países baixos e Reino Unido, com o objetivo de formular e publicar de forma totalmente independente um novo padrão de normas contábeis internacionais que possa ser mundialmente aceito. Os primeiros pronunciamentos contábeis publicados pela IASC foram chamados de IAS (International Accounting Standard).Numerosas normas IAS ainda estão vigentes atualmente, a pesar de terem sofrido algumas alterações ao longo do tempo. 1997 - O IASC criou o SIC (Standing Interpretations Committee) um comitê técnico responsável pela publicações de interpretações das IAS, cujo objetivo era responder as duvidas de interpretações dos usuários. 2001- Criado o IASB (International Accounting Standards Board), que assumiu asresponsabilidades técnicas do IASC. A criação do IASB teve objetivo de melhorar a estrutura técnica de formulação e validação dos novos pronunciamentos internacionais de contabilidade. Estes pronuncioamentos receberam o nome de IFRS (International Financial Reporting Standard). O novo nome que foi escolhido pelo IASB demostrou a vontade do comitê de transformar progressivamente os pronunciamentoscontábeis anteriores em novos padrões internacionalmente aceitos, com o fim de responder as expectativas crescentes dos usuários das informações financeiras das instituições. Em dezembro o nome do SIC (Standing Interpretations Committee), foi mudado para IFRIC (International Financial Reporting Interpretations Committee), passando este a ser o responsável pela publicação, a partir de 2002, de todasinterpretações sobre o conjunto de normas internacionais.

2004 - Em março de 2004, muitas das normas IAS/IFRS foram publicadas pelo IASB, incluindo a norma IFRS que define os princípios a serem respeitados pelas empresas no processo de conversão e primeira publicação de demonstrações financeiras em IFRS. 2005 - Todas as empresas européias abertas passam adotar obrigatóriamente as normas IFRSpara publicarem suas demonstrações financeiras consolidadas. 2009 - Entra em vigor no Brasil a aplicaçãodas normas e padrões do IFRS, tornando-se obrigatória para todas empresas de capital aberto e as de capital fechado de médio e grande portes. Os bancos podem passar a exigir as demonstrações finaceiras de acordo com o novo padrão.

1.3)
• • • • • • •

Principais siglas na Contabilidade...
tracking img