Contabilidade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IAS 2 – Normas internacionais - Estoque

Objetivo: Prescrever tratamento contábil para os estoques das entidades.
Proporciona orientação para:
Custos dos estoques;
Método de mensuração dosestoques;
Valor realizável liquido;
Divulgações requeridas.
Conceito
Estoques são ativos destinados à venda no decurso normal de negociação da entidade, também tratasse de estoque o processo deprodução ou os suprimentos a serem consumidos na produção ou na prestação de serviço.
Custo dos estoques
O estoque deve ser mensurado pelo valor de custo ou valor realizável liquido, dos dois o menor, aIAS 2 estipula que os custos dos estoques deve incluir todo tipo de custo para trazer os estoques a sua condição e localização atual ou que se refere a produção, custo de armazenamento ou de entrega aocliente não deve ser absorvido pelo estoque.
Quando os custos de transformação de cada produto não são separadamente identificáveis, eles são atribuídos aos produtos, numa base racional econsistente. Essa alocação pode ser baseada no valor relativo de venda de cada produto. A maior tarde dos subprodutos é imaterial, eles são por muitas vezes mensurados pelo valor liquido realizável, e este valoré deduzido do custo do produto principal.
Descontos e abatimentos são atribuídos ao custo de aquisição e não deve ser reconhecido como receita.

Valor recuperável liquido
Se o estoque estiverdanificado, se tornarem totalmente obsoleto ou se o preço de venda estiver diminuindo é necessário reduzir o estoque ao seu valor realizável liquido.

CPC 16 – Normas e praticas contábeis brasileiras– Estoque
Conceito
Não difere das normas internacionais.
Propriedade dos bens
Na norma internacional e de acordo com a nova norma brasileira CPC 16, o ativo pode ser considerado um ativo dacompanhia quando o mesmo é um recurso econômico sob controle da entidade na data de demonstração da posição financeira e desde que essa entidade assuma os riscos e benefícios vinculados a tal...
tracking img