Contabilidade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Normas Internacionais de Contabilidade







IFRS – INTERNATIONAL FINANCIAL REPORTING STANDARDS

Padrões Internacionais de Relatórios Financeiros


A origem das Normas Internacionais de Contabilidade

Após a crise da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929, membros do governo dos Estados Unidos, congressistas,dirigentes empresariais, auditores, analistas de crédito e do mercado de ações e pesquisadores acadêmicos se dedicaram à análise das razões para a crise e na concepção de mecanismos para superá-la. Dentre as medidas imaginadas e implantadas estava um reposicionamento relativo à regulação governamental e a normatização contábil, voltadas para o preparo e auditoria de demonstrações financeiras, tambémchamadas de demonstrações contábeis.

Foi então criado, no âmbito da entidade que congregava, e ainda congrega auditores nos EUA – o Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA – Institute of Certified Public Accountants), uma área voltada para o preparo de “ normas contábeis ”, o Conselho de Princípios de Contabilidade (APB – Accounting Principles Board). Esse organismo criadoem meados dos anos 70 do século passado, e seus pronunciamentos constituíram a parte mais representativa dos chamados Princípios Contábeis geralmente aceitos nos Estados Unidos (US GAAP – Generally Acepted Accounting Principles). Por volta de 1973, esse organismo foi substituído por uma entidade independente, sem fins lucrativos, que assumiu desde então a tarefa de emitir normas – a Junta de Normasde Contabilidade Financeira (IAS – International Accounting Standards) até 2001, algumas das quais ainda estão vigentes.

As Normas Internacionais, que nasceram nos anos 70 com a denominação IAS, passaram a se denominar, a partir de 2001, mais amplamente, Padrões Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS – International Financial Reporting Standards), buscando abranger não apenasquestões especificamente contábeis, mas também todos os temas envolvidos no conceito de divulgação de desempenho operacional por meio de balanços, demonstrações de resultado, demonstrações de fluxo de caixa e notas explicativas respectivas. Basicamente o IFRS é um conjunto de normas que seguem um padrão internacional que tem a finalidade de garantir uma metodologia que possa ser entendida de forma maisclara, facilitando dessa forma a análise do empreendimento em âmbito mundial.

Os padrões internacionais IFRS buscam obedecer a PRINCIPIOS e evitam serem considerados como REGRAS – estas são mais passíveis de serem burladas, e princípios, não. Eliminam-se progressivamente normas internacionais que contenham valores ou percentuais de “ pisos ” ou “ tetos ”, em privilégio dos citados Princípios. Asnormas são repletas de expressões como relevante, material, importante, e o preciso enquadramento de um fenômeno econômico nos padrões IFRS dependerá do julgamento profissional dos responsáveis pela preparação das demonstrações financeiras e de seus auditores.





Objetivo das Demonstrações Financeiras em IFRS

O principal objetivo das demonstrações financeiras e de controlepatrimonial de acordo com as normas IFRS é fornecer relatórios sobre a situação financeira das empresas, os resultados, os balanços e as mudanças da posição financeira de um modo simples e prático para que o maior número possível de usuários e profissionais possam ter condições de interpretá-las de forma correta, auxiliando dessa forma nas tomadas de decisões.

Entre os usuários mais interessados temosinvestidores, empregados, fornecedores, clientes, instituições financeiras e até mesmo instituições governamentais, que são beneficiados com a aplicação das normas simplificadas de demonstração financeira.



Características de Qualidade que um relatório padrão deve conter de acordo com as normas IFRS

Confira abaixo as principais características desejáveis de um relatório produzido de...
tracking img