Contabilidade integrada e nao integrada de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE INTEGRADA E NÃO INTEGRADA DE CUSTOS



RESUMO

A Contabilidade de Custos vai ao encontro de dois objetivos específicos: crescimento patrimonial (lucro) e a conquista de novos mercados (participação mercadológica), desta forma, constitui-se em um importante instrumento de controle e atribuição de custos aos produtos. Podemos dizer então que a determinante entre o sucesso de umaempresa e seu fracasso esta basicamente na diferença entre o custo do produto e seu preço de venda.

Palavras-chave: Investimento; Lucro; Custos.


1 INTRODUÇÃO

A administração de empresas atualmente exige uma visão multidisciplinar dos seus gestores e a sobrevivência das organizações depende das praticas gerenciais de apuração, analise,controle e gerenciamento dos custos de produção.
Diante deste cenário, a contabilidade de custos passou a ser vista como um importante auxílio nessa missão, a gerencial.
A preocupação pelo destino das empresas justifica-se tendo em vista a busca continua pelo melhor posicionamento competitivo no ambiente empresarial e da sociedade. A compreensão e a adoção de técnicas de custeio agregam umimportante diferencial competitivo.
É importante ressaltar que a nova visão de Custos não data de mais que algumas décadas, desta forma, há muito a ser estudado e desenvolvido.


2 TERMINOLOGIA

Após a Revolução Industrial, onde existia apenas a Contabilidade Financeira (ou Geral), iniciou-se a Contabilidade de Custos, voltada para necessidade de cálculo de Custo para a formação de estoque nasindústrias.
O principal objetivo para os profissionais da área foi o de solucionar os problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado.
A contabilidade de custos possui terminologia própria, entendida como expressões ou termos técnicos utilizados na área de produção e nas demais áreas que fazem parte do patrimônio de empresas industriais.
Desta forma, podemos dizer que muitas dasexpressões utilizadas em nosso cotidiano podem assumir diferentes significados quando aplicados à terminologia contábil.
Através dessa afirmação, destacamos a existência de diversas nomenclaturas apresentadas no ambiente empresarial, que apresentam significados diferentes, o que em muitos casos dificulta o correto entendimento e classificação.
Dessa forma, podemos destacar as principais terminologiasaplicadas a custos:


2.1 GASTO

Caracteriza-se pela obtenção de um bem ou serviço que representa lucro a empresa. Inicialmente é chamado de gasto, ou em alguns casos, de investimento, onde após a utilização será classificado como despesa ou custo, dependendo da finalidade.
Para Eliseu Martins (2003, p. 24) é a [...] compra de um produto ou serviço qualquer que gera sacrifício financeiropara a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). [...]


2.2 INVESTIMENTO

É determinado como todos os gastos gerados na aquisição de bens e serviços que posteriormente serão estocados no Ativo da empresa, para ser realizada a baixa nos casos de venda, consumo, desvalorização, etc.


2.3 CUSTO

É determinado apartir do momento em que a matéria prima adquiria (gasto) entra em produção e associa-se a demais gastos de fabricação. Portando denomina-se custo todo o gasto no processo de industrialização como: mão de obra, embalagem, etc...
De acordo com Oliveira e Perez Jr. (2000, p. 31) [...] compreendem todos os gastos relativos aos bens e serviços (recursos) consumidos na produção de outros bens. [...]Desta forma podemos classificá-lo como Direto ou Indireto


2.3.1 CUSTO DIRETO

Podemos identificar com facilidade por estarem incluídos no calculo do produto. Ex: matéria prima, mão de obra.


2.3.2 CUSTO INDIRETO

Não é possível a identificação com facilidade, para este caso é necessário algum critério de rateio. Podemos determiná-los como: aluguel da fabrica, limpeza da fabrica,...
tracking img