Contabilidade industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE INDUSTRIAL

Dentre as atividades empresariais existentes há a industrial e como o objetivo da Contabilidade é manter o controle permanente do patrimônio das entidades surge a Contabilidade Industrial, que é uma ramificação da Ciência Contábil voltada para atender este ramo específico de atividade empresarial.
Antes de iniciarmos nossa disciplina pergunto: "Você saberia citaralgumas  características pertinentes a Contabilidade Industrial?" Sim, Não! É justamente sobre estas características que falaremos a partir de agora.
Vamos ao trabalho!
Inicialmente quero comentar sobre as principais características de uma EMPRESA INDUSTRIAL.
Partindo-se do entendimento que EMPRESA é toda atividade econômica com fins lucrativos, a EMPRESA INDUSTRIAL é aquela que se constitui comfinalidade de exercer atividade industrial, ou seja, comprar matéria prima e outros e transforma-los em produtos acabados, com o objetivo de obter lucro. Como foi dito a atividade industrial caracteriza-se pela transformação de matérias-primas em produtos e através deste procedimento visa obter o lucro, para isto, ela deve exercer algumas funções supletivas, tais como:
1) Função Técnica,transformação dos materiais;
2) Função Mercantil, de compra de matérias-primas e vendas de produtos;
3)  Função Financeira, de obtenção de financiamentos e aplicação de capitais;
4) Função Econômica, de aumento de seu patrimônio com lucros obtidos;
5) Função Social, de criação de empregos, bens e utilidades, etc.
 
Falamos sobre as funções e agora veremos a Classificação das Empresas Industriais.companhe!
As empresas industriais podem ser classificadas de acordo com vários aspectos, sendo, sem o mais importante aquele que diz respeito à natureza dos produtos que transforma.
Assim, podemos enquadrá-las em dois grupos:
* Indústrias primárias, ou seja, de extração e de beneficiamento;
* Indústrias manufatureiras e ou fabris.
Vem daí uma infinidade de ramos industriais especializados,com o aperfeiçoamento das técnicas e desenvolvimento das ciências.
Existem outras formas de classificá-las:
* Quanto a sua importância econômica;
* Pequenas
* Médias
* Grandes
* Quanto ao regime de produção;
* Produção contínua - quando não há interrupção da produção dos produtos.
* Produção descontínua ou por encomenda.
* Quanto às fases defabricação;
* Simples ou Monofásicas - os produtos sofrem uma única operação de fabricação.
* Complexas ou Polifásicas - Quando os produtos sofrem várias operações até atingirem o seu aspecto final de acabamento.
* Quanto à variedade de produtos;
* Produção Unitária - produzem um único produto.
* Produção Múltipla - produzem vários produtos e ou várias especificações ouvariedades.
O patrimônio da empresa industrial é constituído pelo conjunto de valores que se encontram a ela vinculado ou à sua disposição, num determinado momento, com fim específico de condicionar a organização alcançar os seus objetivos.
Como nos revela a ciência contábil, os bens e direitos constituem o lado positivo ou ativo, enquanto que as obrigações constituem o lado negativo ou passivo. Oexcesso de valores dos elementos positivos em relação aos negativos, corresponde ao que se denomina o patrimônio líquido.
Em relação à GESTÃO DA EMPRESA INDUSTRIAL veremos um fluxo econômico dos valores e em relação à gestão empresarial e seus resultados. Começaremos com o Ciclo da Gestão Industrial.
Gestão é o conjunto de atos, tanto internos como externos, realizados pela administração daempresa, através de seus vários órgãos, tendo por finalidade a consecução dos objetivos para os quais foi ela constituída.
Essa gestão pode ser medida por períodos de tempos, que se denominam gestão administrativa, o resultado dessas ações messe espaço de tempo, denomina-se exercício.
A empresa industrial tem por objetivo o lucro, para obtê-lo ela transforma materiais (matéria prima) em novos...
tracking img