Contabilidade industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIENCIAS CONTABEIS

ARLEIDE RODRIGUES DE SOUZA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Barreiras-Ba
2011
ARLEIDE RODRIGUES DE SOUZA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis - da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Contabilidade de Custos, Contabilidade Industrial, Contabilidade Gerencial e Sistemas deInformação.

Orientadores: Professores das diciplinas do 5º semestre

Barreiras-Ba
2011

INTRODUÇÃO

O mundo mudou bastante nos últimos anos. Nunca se falou tanto em Custos, como se fala hoje, é difícil encontrar um gestor de empresas que não saiba falar o que é Custos ou no mínimo como fazer para otimizá-los. Mas não basta só saber e dominar os seus conceitos é preciso praticá-los.Vivemos atualmente em uma realidade completamente diferente de outras já experimentadas. A era da competividade, nunca se falou tanto em mudanças. Mas além de conhecer o que está mudando, é importante para o sucesso das empresas, observar e avaliar como elas afetam e o que podem ser feito para se adequar a essa realidade que altera constantemente.
Administração de custos ajuda as empresas a obter ummelhor desempenho em suas atividades, permite renovar e melhorar todas as estratégias de serviços, proporcionando o aumento de oportunidades de mercado fazendo com que a empresa se torne mais eficaz e organizada, melhorando e fortalecendo o comprometimento e satisfação dos funcionários e clientes, contribuindo assim para o desenvolvimento das atividades diárias de maneira mais eficaz.
Acontabilidade de Custos é o ramo das Ciências Contábeis que estuda os gastos ocorridos para aquisição de produtos ligados diretamente á atividade operacional da empresa. A contabilidade de custos auxilia o administrador, permitindo-o saber qual é o ponto de equilíbrio entre a produção e as vendas. E ajudando o administrador na sua tomada de decisão para de forma concreta e objetiva, definir suas metas devendas, suas despesas e o resultado esperado ao fim do período.
De posse dos conhecimentos necessários, podemos utilizar a Contabilidade de Custos para decidir que tipo de custo ou custeio se aplicará á atividade da empresa.

SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

O sistema de acumulação de custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção dasinformações para a gestão de custos. O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do produto ou do serviço produzido, bem como do processo de produção empregado.
O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas á gestão de custos. Podem ser classificados quanto ao processo produtivo e aomodelo de gestão.
Entre as etapas para a elaboração de um sistema de custos, cabe ao administrador conhecer o processo de produção, ou seja, o denominado “chão de fabrica”, para que, com base nesse conhecimento, possa estudar o melhor método de custeio a ser aplicado.
Quanto ao processo produtivo, quando a fábrica produz de modo continuo, em serie ou em massa, a preocupação da Contabilidade decustos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases de produção (processos) e, em seguida, dividir esses custos pela quantidade de produtos fabricados no processo, durante certo período. O sistema de custos de itens individual ou grupos de itens. Em vez disso, todos os custos são acumulados por fase do processo por operação ou por departamentos (centro de custos)e alocados aos produtos em bases sistemáticas.
O sistema de ordem de produção é mais adequado quando a firma tem um processo produtivo não repetitivo e no qual cada produto ou grupo de produtos é mais ou menos diferente entre si.
Para a finalidade de controle das operações e dos próprios custos, procuram-se identificar os custos por departamentos, por setor, por centro, por unidade, etc. De...
tracking img