Contabilidade industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTO HISTÓRICO

Neste caso a técnica a ser utilizada na correção de valores não é considerada o efeito da inflação também se denomina aquele que representa o valor pelo qual um elemento do ativo foi adquirido, ou construído, sem que nenhuma atenção seja dada à variação da capacidade aquisitiva da moeda entre a data de aquisição e outra qualquer. Também não
Considera-se a variação do preçoespecífico dos ativos estocados. Sob esta ótica o lucro tem origem pela diferença observada entre as receitas e as despesas, não levando em conta a época de deformação. Demonstrativos baseados em custos históricos não são relevantes para a tomada de decisões quando existem flutuações gerais ou específicas de preços, ainda que revele uma pretensa aderência no momento da aquisição dos ativos paraexpressar os potenciais serviços futuros.

CUSTO HISTÓRICO CORRIGIDO

Sua metodologia prevê o restabelecimento dos custos incorridos em operações anteriores em termos de um poder aquisitivo da moeda de uma data determinada, ou em outras palavras abre-se a possibilidade de se colocar diversos custos de datas diferentes em termos de uma moeda de capacidade aquisitiva em geral ou especifica de umadata qualquer. Não traz, nem tampouco introduz nenhum conceito inovador em relação à Contabilidade tradicional, a exemplo do que fazem o custo corrente e o custo corrente corrigido. Dessa maneira as economias de custos realizadas e os ganhos de capital não realizam e que revelam de forma antecipada o ganho ou perda pela manutenção de ativos, não aparece em sua demonstração, custos históricos, pelaapuração dos ganhos ou perdas com os itens monetários, igualmente presentes no custo corrente corrigido. Por esta teoria o lucro é definido pela diferença entre as receitas e as despesas (com base em suas datas de formação), mais um acréscimo ou decréscimo de ganho ou perda com os itens monetários. Pelo que pode ser observado não reconhece a existência de outros lucros ou prejuízos, que não os járealizados os que de certa forma enfraquece o seu poder preditivo para os usuários da informação contábil.
Evidentemente, suas vantagens sobre o custo histórico são inegáveis, pois sua simplicidade leva de imediato a uma avaliação do patrimônio líquido, tornando evidente o patrimônio a ser mantido para efeito de distribuição de lucros.

CUSTO CORRENTE
É feito a correção do valor na base doíndice da inflação. Custo Corrente se considera o valor corrente de mercado aonde se faz a reposição de valores. Custo também de repor na mesma capacidade de serviço no ativo no qual esta sendo avaliado normalmente nos estoques e ativos fixos. Esta metodologia de avaliação pode ser compreendida segundo duas óticas: a contábil e a econômica. Sob a ótica contábil o lucro é reflexo de eventos passados,enquanto que sob a econômica é o reflexo da comparação entre eventos ainda por ocorrer. O custo corrente é definido como custo corrente de aquisição que a firma a utilização para produzir elementos do ativo. Sendo que aceita esta definição propõe-se substituição de verbo produzir pelo verbo possuir, sob a alegação de a soma de valores que nos leva a situação de diferenciarmos a quando a empresa quefabricou o ativo, o seu custo corrente é a soma dos custos correntes dos fatores que entraram na sua produção e também quando a empresa comprou o ativo é o custo corrente de obter o produto.
Em períodos de acentuadas flutuações de preços, a entidade obtém lucros quer em forma de aquisição antecipada de bens (formação de estoques), quer por outros eventos de caráter especulativo. Tais lucros,porém, somente são reconhecidos pela contabilidade ortodoxa quando efetivamente realizados, ou seja, quando grande parte do esforço para obter a receita que foi desenvolvida, quando existe um valor objetivo e é possível delinear os custos e ou despesas correspondes. Ainda que sujeito a pequenas críticas, o custo corrente traz no seu bojo grandes vantagens para quem a utiliza, entre as quais pode...
tracking img