Contabilidade hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NO ATENDIMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE PÚBLICAS

INTRODUÇÃO:
Define-se que a partir do momento que nós nascemos começamos a envelhecer, conseqüentemente necessitamos estar fazendo check-ups ou consultas periódicas, pois somos uma maquina biológica, e como as maquinas temos problemas de funcionamento, e que devem ser corrigidos para que possamos desempenharnossas funções da melhor forma possível. Desta forma, começamos também a pagar impostos que a própria palavra já descreve, ou seja, é imposto, e que servirá para pagar todos os serviços que o Município, Estado ou a União disponibilizará para nós de “graça”. Se você nunca necessitou de enfrentar uma fila do Sistema Único de Saúde (SUS), você é um privilegiado, pois em alguns casos passam-se porsituações humilhantes, como: mau atendimento de algumas secretárias e de alguns profissionais da área de saúde, entre outros. O mais interessante e que estes serviços são pagos por nós através de nossos impostos. É interessante ressaltar que esta não é uma característica somente do Sistema Único de Saúde (SUS), más também de algumas instituições privadas, que com suas diferenciações entre particulare plano de saúde fica bem evidente este problema.
Mas porque que há instituições públicas que tem um ótimo atendimento e outras não?
O objetivo deste trabalho não é esgotar este assunto, mas sim, criar um meio de discussão que levará os gestores a pensar sobre este assunto, que é tão polemico, e tão comentado pela população e pelos políticos, principalmente em períodos eleitorais. Tambémpretendemos averiguar porque algumas instituições de saúde atendem tão bem seus clientes/ pacientes e outras são tão falhas neste quesito. Temos observado que após o lançamento do programa Humaniza SUS pelo ministério da saúde, estão surgindo entidades preocupadas com esta situação, principalmente pela busca da Humanização da assistência à Saúde. Outra preocupação observada é a busca pela Padronização daQualidade do Atendimento ao Cidadão que foi estabelecido pelo Decreto nº 3.507, de 13 de junho de 2000, instituído pelo Ministério da Saúde.
Entendemos que quem atende mal ao seu cliente (paciente) provavelmente não participa ou nem chegou a conhecer o conceito de Humanização em Saúde que é amplamente discutido por estudiosos do assunto, percebe-se que a Humanização em Saúde é um assunto degrande relevância para que se possa ter instituições mais preocupadas com o usuário.

Administração Hospitalar

Administração Hospitalar, segundo FONTINELE, 2002, assim como qualquer outro tipo de administração, visa, em regra geral, coordenar e normalizar seu meio laboral e institucional; porém, se considerarmos que uma instituição de assistência à saúde contém os mais diversos setores, como osmais diversos profissionais e com os mais diversos serviços, haveremos constatado que tal administração apresenta-se como sui generis entre as demais. Já para MARTINS, 2000 a finalidade da Administração é atingir objetivos por meio dos esforços das pessoas, com as funções administrativas de planejamento, organização e controle.
Segundo NEGRI, 2001 a eficácia do Sistema de Saúde está fortementeligada à qualidade do relacionamento humano estabelecido entre os profissionais e os usuários no processo de atendimento hospitalar. Segundo MALDONADO, CANELLA em síntese, quando o profissional se subestima como instrumento de trabalho, deixa de explorar satisfatoriamente seus próprios recursos de atendimento e de atuação. Ele também ressalta a questão das expectativas do profissional e as dosclientes são diferentes. Um cliente pode ir às consultas aparentemente para tratar de uma gastrite, mas na verdade, ele precisa “desabafar” seus problemas existenciais com o médico. Isso pode ser, para ele, mais importante que a cura da gastrite. Se a expectativa do médico é somente curar a gastrite e ele não consegue “ler nas entrelinhas” o outro motivo da consulta, pode sentir-se inteiramente...
tracking img