Contabilidade gestão ao apoio à contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Gestão ao Apoio à Contabilidade Geral

2010/2011

Contabilidade Gestão no Apoio à Contabilidade Geral

Contabilidade Gestão I 2010/2011

Contabilidade Gestão ao Apoio à Contabilidade Geral

2010/2011

Resumo do Trabalho
A contabilidade geral tem uma função legal e económica importantíssima que a normalização contabilística vem potenciando. Trata-se de umacontabilidade necessária por razões de controlo e de medida dos acontecimentos patrimoniais no interesse dos próprios empresários e accionistas, dos terceiros que se relacionam com a empresa (fornecedores e devedores), do governo e dos serviços de impostos, e até do público em geral. Estas demonstrações financeiras de contabilidade geral e sobretudo a sua evolução ao longo de sucessivos períodos (análisedinâmica), permitem aos terceiros interessados na empresa (“share-holders”) ter uma ideia de como vai a situação patrimonial da empresa. Mas trata-se sempre de análises do passado… Mas esta contabilidade geral não é suficiente para uma gestão correcta da empresa e para saber o que se passa no interior da empresa em termos de estruturas de proveitos e custos. Esse papel tem que ser assumido pelachamada contabilidade analítica ou de gestão que vai registar as condições internas da exploração e fornece dados sobre a forma como essas condições poderão evoluir no futuro. Neste sentido também se distingue da contabilidade geral que regista o passado. Assim poder-se-á dizer que: Contabilidade Geral (ou externa) – permite ver a empresa do exterior. Contabilidade Analítica (ou de gestão ou interna)– permite ver a empresa do interior. Em suma podemos dizer: - Contabilidade geral (ou externa) – Informação para os elementos externos à empresa, segue os padrões e regras definidas no Sistema Normalização Contabilístico (SNC) e tem que produzir relatórios financeiros para divulgação. - Contabilidade Analítica ou de Gestão (interna) – Informação específica para apoiar a actividade de gestão daempresa.

2

Contabilidade Gestão ao Apoio à Contabilidade Geral

2010/2011

Índice
Resumo do Trabalho Introdução A evolução da Contabilidade Conceito de Contabilidade Conceito de Contabilidade Gestão Objectivos da Contabilidade Gestão Características da Contabilidade Geral e Gestão Funções da Contabilidade Gestão Planeamento Organização Direcção Controlo Conclusão Bibliografia

3 Contabilidade Gestão ao Apoio à Contabilidade Geral

2010/2011

Introdução
A Contabilidade tem ao longo da sua história respondido às diferentes necessidades de informação, quer externa quer interna. No entanto, a sua capacidade de resposta aumentou incomparavelmente com os avanços tecnológicos destas últimas décadas, tendo-se evoluído de uma falta, para um excesso de informação, onde maisimportante que ter informação, é ter a adequada para ser suporte à tomada de decisão. A sua importância é pois, função da utilidade que tenha para os seus utilizadores, internos e externos. Segundo Anthony e Govindarajan (1998:14), o campo da Contabilidade está amplamente dividida em duas partes, a Contabilidade Financeira e a Contabilidade de Gestão. A primeira, fornece a informação externaregulamentada por princípios contabilísticos geralmente aceites, enquanto que a segunda, fornece a informação de uso interno não obedecendo a princípios ou normas emanadas por entidades reguladoras. No entanto, partem de regras que permitem obter informação útil para os utilizadores internos. Considerando esta dupla finalidade da Informação Contabilística, no trabalho que iremos desenvolver, irá ser dadaprioridade à informação interna suportada pela Contabilidade Analítica ou de Gestão. Nesta perspectiva, a Contabilidade Interna (o sistema de Contabilidade Analítica ou de Gestão) tem acompanhado a crescente necessidade de informação para apoiar a gestão, permitindo a medição e avaliação da eficácia e a eficiência operacional dos factores de produção, por funções, ou por actividades.

4...
tracking img