Contabilidade gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Veiga de Almeida

Trabalho apresentado ao professor Rogério Cirilo, cumprindo aos requesitos da disciplina de Contabilidade Gerencial.



Renato Fernandes Gomes


Rio de Janeiro
Novembro – 2012

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4
1.1 Objetivo 4
1.2 Metodologia 5
2. REFERENCIALTEÓRICO 6
3. CONTABILIDADE GERENCIAL E SUAS FUNÇÕES 7
3.1 Objetivo da Contabilidade Gerencial 7
3.2 A Importância da Informação Contábil 7
4. CONTABILIDADE E A TOMADA DE DECISÃO NA EMPRESA 9
5. PRINCIPAIS FERRAMENTAS CONTÁBEIS 10
5.1 Fluxo de Caixa 10
5.2 Orçamento 10
5.3 Técnicas de Análise de Investimentos 10
5.4 PlanejamentoTributário 11
5.5 Gestão de Estoque 11
5.6 Controle de Contas a Pagar 11
5.7 Controle de Contas a Receber 11
5.8 Controle de Bens do Ativo Imobilizado 12
5.9 Análise de Demonstrações Contábeis 12
5.10 Formas de Análises das Demonstrações Contábeis 13
6. O PAPEL DO CONTADOR NA CONTABILIDADE GERENCIAL 17
7. CONCLUSÃO 18
8. BIBLIOGRÁFIA 19RESUMO
O presente trabalho apresenta a importância da Contabilidade no gerenciamento das empresas. Demonstra a contribuição da Contabilidade como meio de informação para o processo de tomada de decisão. Atualmente com um mercado competitivo, atua também como um instrumento Gerencial que auxilia os administradores nas decisões, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle.Ressalta a importância do contador, que passou a ser reconhecido como um profissional imprescindível e absoluto no controle das informações que auxiliam a tomada de decisão, segmentando as informações de acordo com a necessidade dos administradores em cada momento da gestão empresarial, pois a partir das informações atuais e do passado de uma empresa, é que se determina todo o planejamento e estratégiasdas futuras ações que determinam o sucesso da tomada de decisão.

A Contabilidade Gerencial atua como uma ferramenta para a administração da empresa, suprindo o administrador de informações necessárias para o processo decisório. É uma ferramenta necessária dentro dos procedimentos contábeis na Contabilidade financeira, Contabilidade de custos, na analise financeira, etc. auxiliando os gerentesna tomada de decisões. De um modo geral a Contabilidade Gerencial se vale de outros campos de conhecimentos, entre eles o conceito da administração da produção, da estrutura organizacional e da administração financeira, campo mais amplo de toda a Contabilidade empresarial.

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial. Tomada de decisão. Informação contábil. Demonstrações Contábeis.1. INTRODUÇÃO

As mudanças atuais no cenário econômico mundial, nos setores político, tecnológico, social, financeiro, etc, vêm desafiando as organizações a se adequarem à nova realidade de mercado. Para isso as empresas buscam obter informações confiáveis e indispensáveis ao seu sucesso. Informações adequadas e em tempo hábil para subsidiá-las no processo de tomada dedecisão.

Desta forma, a Contabilidade Gerencial fornecer os instrumentos que contém as informações sobre a situação econômica e financeira das entidades e auxiliarão os administradores nos processos de tomada de decisão, se tornando indispensável para o sucesso das empresas.

Apesar de a Contabilidade Gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábilautônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil. A Contabilidade Gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações, a Contabilidade Gerencial pode...
tracking img