Contabilidade gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema/título: Caracterização da Contabil. Gerencial
Objetivo: Compreender a importancia do tema em questão na vida útil de uma instituição
Justificativa: A importância dos sistemas de contabilidade gerencial efetivos é que criam valores consideráveis, fornecendo informações a tempo e precisas sobre as atividades requeridas para o sucesso das empresas atuais.

Introdução:

A Teoria dasRestrições Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox, foi introduzida em 1984 no livro "A Meta", onde expuseram uma teoria de gerenciamento sob o disfarce de uma novela a respeito de um gerente de fábrica. Esta fábrica estava com grandes problemas e em perigo iminente de ser fechada pela direção. A fábrica foi salva por deixar de lado práticas gerenciais tradicionais apreciadas, que estavam criando terríveisdificuldades.
O sistema tradicional de contabilidade de custos e relatórios de variação da empresa foi responsável por muitos dos problemas que a fábrica estava sofrendo. Em vez de concentrar os esforços sobre atividades que iriam aumentar os lucros, o sistema tradicional de contabilidade enfoca principalmente em esforços contraproducentes para reduzir os custos unitários de produção. Se melhoramentosreais tivessem sido feitos nas operações, o sistema de contabilidade gerencial quase invariavelmente teria enviado sinais inadequados na forma de variações de custo desfavoráveis.
O professor Thomas Corbett tem razão, quando diz que a Contabilidade Gerencial não existe.
Todo e qualquer método de contabilização, desde o mais elementar até o mais sofisticado, tem a finalidade, entre outras, depermitir o gerenciamento dos empreendimentos. Até o cidadão comum, ao fazer suas contas mensais, classificando as suas contas a pagar, ao procurar onde investir eventuais sobras monetárias, ao controlar seu saldo bancário, ao procurar financiamento para determinados bens, está fazendo uma contabilidade rudimentar, necessária ao gerenciamento de sua existência e à manutenção do equilíbrio de suasfinanças.
Portanto, Contabilidade Gerencial é apenas a denominação utilizada para motivar os profissionais nível superior não formados em contabilidade e os empresários leigos em contabilidade ao estudo das formas de utilização das demonstrações contábeis como ferramenta de gestão empresarial.

Desenvolvimento:
“Contabilidade Gerencial é o processo de identificação, mensuração, acumulação,análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras usadas pela administração para planejar, avaliar e controlar dentro de uma empresa e assegurar o uso apropriado e responsável dos recursos”. (Institute of Management Accouting)
“A contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis jáconhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhes mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório”. (Sérgio de Iudícibus)
A contabilidade gerencial está voltada únicae exclusivamente para a administração da empresa.
Todo procedimento, técnica, informação ou relatório contábil, feitos “sob medida” para que a administração os utilize na tomada de decisões entre alternativas conflitantes, ou na avaliação de desempenho, recai na contabilidade gerencial.
CONTABILIDADE FORMAL E INFORMAL
Justamente por terem a formação profissional específica e por vivenciarem osproblemas a seguir enumerados, os contabilistas sabem que os empresários em quase sua totalidade são grandes sonegadores de impostos e por isso realizam parte de suas operações sem emissão de notas fiscais, na informalidade.
Isto significa dizer que os empresários diuturnamente realizam parte de suas operações sem a contabilização formal das mesmas, ou seja, realizam significativos negócios...
tracking img