Contabilidade gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE GERENCIAL

1 Contextualização de Contabilidade Gerencial 1.1 A informação e o processo de Gestão

A captação e organização das informações internas e externas às empresa permitem por parte do gestor na alta administração seja no nível gerencial, um processo de tomada de decisão mais eficaz. Entenda e aprenda a aplicar as técnicas e processos de gestão da informação, que permitedar apoio a um processo de decisão eficaz.

A informação penetra atualmente de forma intensa em nossas vidas. O mundo se transforma em uma economia global e interdependente onde observamos grandes fluxos de informação. A informação e a gestão eficaz de seus processos não tem sido levado em conta de maneira adequada pela maioria das empresas. Abordagens e processos de captação, tratamento eanálise de informações tanto quantitativas quanto qualitativas, apresentam-se como facilitadores da compreensão do ambiente de negócios. Através da evolução dos processos de modelagem, simulações, gestão com base em indicadores e pesquisas estruturadas em bases de dados e de conhecimento.

1.2 - A contabilidade no processo de gestão A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração atomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões estratégicas. Chiavenato (1999, p.285) conceitua Tomada de Decisões como a identificação e seleção de um curso de ação para lidar com problema específico ou extrair vantagensem uma oportunidade. Em suma, decidir é uma parte importante do trabalho de administrar. A tomada de decisão é o processo de escolher uma estratégia para se defrontar com um problema ou oportunidade. Existem relatórios contábeis que são necessários para tomar decisões, como a DRE, Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa, uma empresa necessita tomar certas decisões para melhor definir o curso ou amelhor estratégia para se obter resultados satisfatórios, que são necessários para a sustentabilidade econômica e financeira.

1

2 Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira e Contabilidade de Custos

2.1

Contabilidade Gerencial

2.1.1 - Definição: Contabilidade Gerencial é o ramo da Contabilidade que, servindo -se dos próprios instrumentos de levantamento e interpretação dos dadosquantitativos da empresa, pode informar, orientar e guiar a administração para que possa efetuar as alternativas de gestão e tomar as decisões de modo mais conveniente .

2.1.2 - Objetivo: O aumento do leque dos usuários potenciais da contabilidade se dá em função da necessidade de uma empresa demonstrar suas realizações para a sociedade em sua totalidade. No passado, a contabilidade tinha porobjetivo informar ao dono qual foi o lucro obtido numa transação comercial. No capitalismo moderno, isso somente não é suficiente. Os sindicatos precisam saber qual a capacidade de pagamento de salários, o governo busca a agregação de riqueza à economia e a capacidade de pagamento de impostos, os ambientalistas precisam saber qual a contribuição para o meio ambiente, os credores querem calcula r onível de endividamento e a possibilidade de pagamento das dívidas, os gerentes das empresas necessitam de informações que os auxiliem no processo decisório e a reduzir as incertezas, e assim por diante. Desta forma, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar e colocar em prática um sistema de informação para uma organização, com ou sem fins lucrativo.

2

2.2 -Contabilidade Financeira 2.2.1 - Definição: É uma ciência ou o conjunto de técnicas que tem o objetivo de registrar o patrimônio de uma entidade. Por registrar entende-se que ela deve oficializar, transcrever os fatos acontecidos e que alterem de qualquer forma o patrimônio que, por sua vez, é representado pelo conjunto de bens, direitos e obrigações da entidade. 1.3.2 - Objetivo O objetivo principal...
tracking img