Contabilidade gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1


Caracterização da Contabilidade Gerencial

A Contabilidade Gerencial não é um ramo autônomo da Ciência Contábil, como a Contabilidade Financeira (Geral) ou a Contabilidade de Custos. É a integração dos conhecimentos úteis, sob o aspecto gerencial, para a tomada de decisões da administração da entidade, oriundos de vários ramos da Contabilidade e de outras ciências. É ogerenciamento da informação contábil em favor da administração da entidade.
A Contabilidade Gerencial preocupa-se com a informação contábil útil à administração. Os administradores (usuários internos) são as pessoas que se valem dessa informação. A
administração utiliza-se dos dados gerenciais para planejamento, avaliação e controle adequados da organização, por meio de um Sistema deInformação Contábil.
Tanto os usuários internos (sócios e gestores) como os externo utilizam a informação contábil, mas a maneira como o fazem difere. Os tipos de informação que eles demandam também podem diferir. A Contabilidade Gerencial refere-se à informação contábil desenvolvida para gestores dentro de uma organização.
A Contabilidade Gerencial é o processo deidentificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais.
Já a Contabilidade Financeira refere-se à informação contábil desenvolvida para os usuários externos, como acionistas, fornecedores, bancos e agências reguladoras governamentais.









Principais diferenças entre contabilidadeGerencial e contabilidade Financeira
FATOR CONTABILIDADE FINANCEIRA CONTABILIDADE GERENCIAL
Objetivos dos relatórios e seus destinatários Facilitar a análise financeira dos usuários externos. Facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisões pelos usuários internos (sócios e gestores).
Espécies e forma dos relatórios BP, DRE, DLPA (DMPL), DFC E DVA, conforme osmoldes legais, elaborados de forma resumida, preocupando-se precipuamente com a entidade como um todo. Orçamento, relatórios de desempenho, de custos e outros não rotineiros para facilitar a tomada de decisões, elaborados de forma detalhada, com especificidades de partes da entidade, como produtos, departamentos etc. e liberdade quanto à forma de elaboração.
Frequência dos relatórios e seu horizontetemporal Relatórios anuais, semestrais ou trimestrais, conforme a legislação, com abrangência desse período. Relatórios produzidos sempre que necessários pela administração, com horizonte temporal variável, que vai desde horas a vários anos.
Enfoque temporal dos valores utilizados Primariamente históricos (orientação para o passado). Históricos e esperados (orientação para o futuro). Uso formalde registros históricos e orçamentos.
Bases de mensuração dos dados Moeda corrente. Varias bases (moeda corrente, estrangeira- moeda forte, medidas físicas etc.).
Restrições nas informações Princípios fundamentais de Contabilidade. Sem restrições, salvo as determinadas pela própria administração, como custos ou relevância das informações.
Arcabouço técnico e teórico Ciências Contábil. CiênciaContábil, Economia, Finanças, Estatística, pesquisa operacional e comportamental etc.
Características da informação Somente para mensuração financeira e econômica, sendo objetiva (sem viés), verificável, relevante e tempestiva. Engloba a mensuração física e operacional (processos, tecnologia, fornecedores, competidores etc.). Deve ser relevante e tempestiva, podendo ser subjetiva e possuir menoresverificabilidade e precisão, desde que isso não prejudique a qualidade da informação.
Perspectiva dos relatórios Orientação histórica. Orientação para o futuro (planejamento, avaliação de desempenho e estabelecimento de metas) e histórica (avaliação de resultados obtidos para orientar a tomada de decisão futura).
Implicações comportamentais Preocupação em mensurar e comunicar fenômenos...
tracking img