Contabilidade gerencial

Páginas: 12 (2782 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2013

...............................................................................................................................


ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
ADMINISTRAÇÃO – módulo GERENCIAMENTO

JAQUELINE BARBOSA – RA 247202010












pORTIFÓLIO 02
Contabilidade Gerencial...............................................................................................................................
GUARULHOS
2013



JAQUELINE BARBOSA

















PORTIFÓLIO 02
Contas e Plano de Contas







Trabalho apresentado ao Curso Administração da Faculdade ENIAC para a disciplina Contabilidade Gerencial.

Professor: Wilson Roberto Pimentel













GUARULHOS
2013Atividade proposta

Uma conta é um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações) de mesma natureza.
A função de cada conta é representar graficamente a variação patrimonial que um fato promoveu no Patrimônio da empresa. Esta variação pode ser a débito ou a crédito da conta. A diferença ente o débito e ocrédito de uma conta chamam-se SALDO, o qual pode ser DEVEDOR ou CREDOR.

A teoria patrimonialista aprecia o patrimônio no sentido de objeto e controle. As contas são classificadas em:
Contas patrimoniais;
Contas de resultado.

Contas patrimoniais: são as contas que representam os bens, direitos, obrigações e a situação.
Exemplos: caixa, bancos, salários a pagar etc.

Contas de resultado:representam a situação líquida inicial e suas alterações.
Exemplos: despesa de salários, receita de vendas etc.

Plano de contas: É o elo de comunicação da entidade com os diversos usuários da informação contábil, como os administradores, os investidores, os agentes financeiros, os clientes, os fornecedores e o fisco. Os fatos contábeis devem ser classificados dentro de um sistema metódico eorganizados para a contabilização dos mesmos seja feita de forma uniforme. Assim, é necessário que se que se tenha em qualquer empresa um PLANO DE CONTAS razoável, que constitui princípio elementar de organização de qualquer sistema contábel eficiente.

Elenco de contas: é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes àentidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.
Importância do plano de contas: O Plano de Contas é a peça principal dentro do processo contábil. Ele funciona como um guia. Qualquer lançamento contábil a ser processado, o Plano de Contas, obrigatoriamente deve ser consultado. Ele é que direciona o tipo de operação, área em que se enquadra o valor do lançamento como,Receitas, Despesas, Imobilizado, Contas a Receber, Contas a Pagar Reservas, Estoque e outras. Não importa o tipo de empresa, a função do Plano de Contas é a mesma, inclusive para Bancos e Contabilidade Publica. Ele rege o destino de cada ATO ou FATO a ser registrado, que envolve valores. Por fim, é com ele que se encerra o balanço e se determina Lucros ou Prejuízos. Principalmente em grandesempresas e sociedades anônimas, as nomenclaturas do Plano de Contas, acompanham em determinados itens, termos idênticos aos da Declaração do Imposto de Renda, assim como em sua
estrutura principal.

Importância do plano de contas
É desnecessário tecer longos comentários sobre a importância que um plano de contas representa para os usuários.
A correta classificação das contas, conforme suanatureza, dentro das divisões impostas pela Lei nº 6.404/7, é de fundamental importância para possibilitar estudos comparativos, análises e quaisquer outros detalhamentos extraídos da contabilidade. A quantificação apropriada das contas, realçando as que efetivamente representam fatos relevantes, é essencial ao planejamento e controle – objetivos-fins da contabilidade.
Os artigos 175 a 205 da Lei nº...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contabilidade gerencial
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade gerencial
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade gerencial
  • Contabilidade Gerencial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!