Contabilidade gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE FINANCEIRA E GERENCIAL

MÓDULO 1 – A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE E OS PRINCIPAIS CONCEITOS
________________________________________
1. A contabilidade é um instrumento da função administrativa que tem como finalidade controlar o patrimônio, apurar o resultado das entidades e prestar estas informações aos diversos usuários.
2. A contabilidade é um método universal utilizadopara registrar todas as transações de uma empresa, que possam ser expressas em termos monetários. Isso possibilita a interpretação uniforme das demonstrações expositivas de qualquer empresa.
3. O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades e a sua finalidade é verificar a situação da empresa sob os mais diversos enfoques, tais como análises de estrutura, de evolução, de solvência, degarantia de capitais próprios e de terceiros, de retorno de investimentos, entre outros.
4. As principais teorias contábeis são: Personalismo, Controlismo, Aziendalismo e Patrimonialismo. Já os princípios contábeis são: da entidade, da continuidade, da oportunidade, do registro pelo valor original, da atualização monetária, da competência e da prudência.
5. As técnicas contábeis são os métodosutilizados para o registro dos fatos administrativos (escrituração), a elaboração posterior das demonstrações contábeis, a análise da consistência dos dados (auditoria) e o estudo comparativo das demonstrações para diagnosticar a saúde econômico-financeira da empresa (análise de balanços).
6. O campo de aplicação da contabilidade é o das entidades econômico-administrativas, ou seja, qualquerpessoa, física ou jurídica, que tenha necessidade de manter registros patrimoniais.
7. A contabilidade financeira é o processo de elaboração de demonstrativos financeiros para propósitos externos, ou seja, para os acionistas, credores e autoridades governamentais.
8. A contabilidade gerencial é o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação deinformações financeiras usadas pela administração para a tomada de decisões.

MÓDULO 2 – PATRIMÔNIO
________________________________________
1. O patrimônio de uma empresa é demonstrado pelo balanço patrimonial. Ele está ligado ao conceito de bem, ou seja, são valores materiais de propriedade da empresa.
2. O patrimônio é composto de bens, direitos e obrigações. Os direitos compõem o ativoda empresa, enquanto as obrigações compõem o passivo.
3. A situação líquida da empresa é obtida pela subtração do ativo pelo passivo. Ela provém dos investimentos iniciais, dos novos investimentos e dos lucros acumulados na empresa.
4. A situação líquida pode ser positiva, negativa ou nula. Ela será positiva quando a soma dos bens e direitos superar as obrigações para com terceiros; seránegativa quando as obrigações para com terceiros superar a soma dos bens e direitos; e será nula quando os bens e direitos se igualarem com as obrigações para com terceiros.
5. Qualquer variação decorrente dos fatos administrativos dá margem a três tipos de alterações no patrimônio e, consequentemente, na situação líquida da empresa: fatos permutativos, fatos modificativos e fatos mistos.
6. Umaconta é um recurso contábil utilizado para reunir, sob um único item, todos os eventos e valores patrimoniais de mesma natureza.
7. O plano de contas é o conjunto de determinadas contas em função do ramo de atividade e do porte de uma empresa. Nele são apresentadas as contas, o título, a descrição de cada uma e os regulamentos e convenções que regem o seu uso.
8. No plano de contas, as contassão lançadas a crédito ou a débito, dependendo da sua origem. Para classificá-las corretamente é necessário primeiramente identificar as contas envolvidas; depois identificar a que grupo ela pertence, depois identificar qual é o efeito do fato sobre cada conta e, por fim, efetuar o lançamento segundo o mecanismo de débito e crédito.

MÓDULO 3 – CONTROLE INTERNO E AVALIAÇÃO DE ESTOQUES...
tracking img