Contabilidade Gerencial Athinson, et al.

627 palavras 3 páginas
Resenha Capítulo 7: Decisões sobre preços e mix de produtos
Athinson, et al.

Por: Renata Santos FACE - UFMG

O capitulo trata em evidenciar e analisar como os custos dos produtos são importantes para tomada de decisão. Ofertar descontos para pedidos grandes em lotes ou para clientes preferenciais representa alguns dos pontos apresentados pelo autor.

Segundo o autor, uma analise adequada dos custos do produto é essencial para definir o mix de produção ou serviço, tornando-o mais lucrativo e rentável. Nesse sentido uma função importante do contador gerencial é prover informações reais sobre esses custos para apoiar esse tipo de processo decisório.

Conhecer a capacidade de produção da empresa é de suma importância para entender o comportamento dos custos. De acordo com o autor, se a capacidade é inadequada, a organização precisara considerar o uso de horas extras de produção ou subcontratação o que, em curto prazo, pode influenciar positivamente a capacidade produtiva. Em termos de longo prazo, os administradores tem que considerar a possibilidade de ajustar a capacidade dos recursos das atividades para suprir a necessidade de variedade da produção.

Dessa forma, decisões como introduzir produtos novos ou eliminar produtos existentes afetam as decisões de longo prazo da empresa, impactando a demanda colocada em recursos das atividades por produto.

A capacidade que a empresa possui de influenciar os preços praticados pelo mercado também é um ponto a ser considerado nessas decisões. “Se a empresa é apenas uma entre um numero grande de empresas, em um mesmo ramo de atividades, e se existem pequenas diferenças entre os produtos de firmas diferentes, a teoria econômica nos diz que os preços serão estabelecidos por forças de demanda e oferta agregadas de mercado, de forma que nenhuma delas, isoladamente, pode influencias significativamente os preços, por suas próprias decisões.”

O autor destaca que geralmente os preços são fixados por grandes empresas

Relacionados

  • Contabilidade Gerencial Athinson et al.
    610 palavras | 3 páginas
  • ANÁLISE DE UM SISTEMA DE CUSTOS FUNDAMENTADO NO ABC EM UMA INDÚSTRIA TEXTIL (ESTUDO DE CASO)
    6033 palavras | 25 páginas
  • Análise de demonstrações financeiras
    42742 palavras | 171 páginas