Contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso de Administração

Nome da equipe

Montes Claros, Abril de 2011
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Contabilidade Geral

Relatório da disciplina: Contabilidade geral apresentado ao professor tutor Marco Aurélio do curso de Administração da Uniderp –Universidade Anhanguera, pólo de Montes Claros.

Montes Claros, Abril de 2011

1. Introdução

O estudo da contabilidade é bastante antigo, pois desde tempos remotos que o homem já se preocupava em controlar suas riquezas, afinal à medida que o homem desenvolvia um patrimônio, era necessário que ele procurasse desenvolver procedimentos para determinar as suas posses e avaliar asmesmas. Segundo SÁ (1998:19) “há mais de 6.000 anos o comércio já era intenso, o controle religioso sobre o estado já era grande e poderoso, daí derivando grande quantidade de fatos a registrar, ensejando, também o desenvolvimento da escrita contábil”. No início, esses registros eram realizados através de pequenas peças de argila. O eminente mestre também registra que no Egito há milhares de anos, “opapiro deu origem aos livros contábeis e já se faziam registros sofisticados, inclusive utilizando-se o sistema das matrizes (como na lógica matemática)” (SÁ, 1998:19).
A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios oude comunicados, que contribuem para a tomada de decisões.

2. Fundamentos da contabilidade

Os fundamentos da contabilidade tem como objetivos:
• Desenvolver a capacidade de seleção dos instrumentos contábeis utilizado nas organizações, principalmente na área financeira;
• Oferecer visão ampla dos fundamentos contábeis e a sua aplicabilidade, auxiliando no processode tomada de decisão;
• Desenvolver a capacidade de posicionar estrategicamente uma empresa no mundo dos negócios:
• Ampliar a capacidade de seleção dos intrumentos de negócios utilizados por meio da gestão contábil;
• Desenvolver percepção apurada das tendências conjunturais: o que está aconecendo e o que, provavelmente, vai acontecer na gestão financeir e anecessidade de desenvolver uma boa estratégia de negócios, utilizando de ferramentas contábeis disponíveis.

 

1. ICC – Indústria de Cosméticos Cupuaçu Ltda

O saneamento é a medida de saúde pública mais eficaz quando se fala em prevenir doenças e reduzir gastos hospitalares, ou redireciona-los. Também é com o saneamento básico que se reduz drasticamente a mortalidade infantil e seaumenta a expectativa de vida de uma comunidade, sendo esse um dos fatores componentes índices do desenvolvimento humano (IDH) de um país,
O saneamento contempla cinco grandes aspectos: abastecimento de água; coleta e tratamento de esgotos; controle de vetores de doenças; disposição final de resíduos sólidos urbanos; e drenagem. Em regiões urbanas, as atividades destinadas à promoção dosaneamento ambiental devem incluir a proteção à qualidade do ar e das águas, repercutindo favoravelmente sobre a saúde humana.
O tratamento de esgoto e a disposição final de resíduos sólidos urbanos constituem sérios problemas para muitos municípios que, entretanto, podem equacioná-los individualmente ou por meio de associações e consórcios intermunicipais. A administração municipal assume aoperação dos sistemas de água, esgoto e lixo, ou os concede por terceiros. A dimensão ambiental deve estar sempre incorporada à prestação dos serviços.
Outro problema básico de saneamento básico se diz respeito ao lixo e á limpeza urbana. A disposição final dos lixões a céu aberto é fator de degradação ambiental e de proliferação de vetores e doenças, a eliminação de depósitos clandestinos de...
tracking img