Contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciências Contábeis
Teoria da Contabilidade
Atividades Práticas
Supervisionadas



São Paulo-Taboão da Serra 02/03/2013
ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas )

PASSOS

* Passo 1

1- Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

R: Fornecendo instrumentos que contém informações sobre a situaçãoeconômica e financeira da empresa, sendo suas demonstrações contábeis a ferramenta para tomada de decisões.

2- Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

R: O contador exerce função gerencial dentro de uma organização, elaborando demonstrações contábeis das operações, fatos, fornecendo dados para possível tomadas de decisão.Já o administrador é quemtoma as decisões na entidade depois de um parecer do contador.

3- Das diferentes profissões que o contador pode atuar qual você escolheria e por quê?

R: Escolheria atuar em AUDITORIA para a verificação da exatidão dos procedimentos contábeis ajudando as entidades a corrigir possíveis erros.

4- Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.A contabilidade existe a muitos séculos, ate mesmo na bíblia podemos ver alguns exemplos de contabilidade sendo desenvolvido na época, um exemplo encontra-se no livro de Jó (o livro mais antigo da Bíblia Sagrada), onde a uma descrição de suas riquezas, assim podendo imaginar que já era realizado um tipo de contabilidade, mas ao longo do tempo a contabilidade foi evoluindo.
Historicamentesabemos que a contabilidade precisou de três elementos básicos para se desenvolver até os patamares que conhecemos hoje: Números, Escrita e a Existência da Moeda.Cada vez evoluindo mais a contabilidade passou a ser feita através de um Ábaco (instrumento usado para realizar contas).A contabilidade atingiu sua maturidade no século XVI com as grandes navegações e a exploração das riquezas das Américas.Assim concluímos que a contabilidade esta dividida em quatro períodos sendo eles:
Período Antigo (Inicio da Civilização a 1202)
Período Medieval (1202 a 1494)
Período Moderno (1494 a 140)
Período Cientifico (1840 até os dias de hoje).

* Passo 2

1-Redija um resumo sobre o documento, mencionando o que vocês entenderam por “bens”, “direitos”, “obrigações” e “Patrimônio”.

BensBens são todos os objetos materiais e imateriais que possuímos integrando nosso patrimônio. Os bens servem para satisfazer as necessidades humanas, quando dizemos que temos um bem patrimonial significa que ele pode ser avaliado em dinheiro que é de propriedade de uma pessoa.
Na contabilidade temos dois tipos de bens: Os Corpóreos e os Incorpóreos.

BENS CORPÓREOS:

Bens corpóreos são matérias,que tem existência física e podem ser tocados, podem ser considerados bens corpóreos ou tangíveis:
* Dinheiro
* Veículos
* Terrenos
* Maquinas e Equipamentos
* Ferramentas
* Estoque

BENS INCORPÓREOS:

Bens incorpóreos não existem fisicamente mas podem ser traduzidos em moedas, são também denominados bens imateriais ou intangíveis, são considerados Bens incorpóreos:* Programas de computador
* Marcas e signos de propaganda
* Patentes de fabricação
* Propriedade literária
* Propriedade científica
* Ponto comercial

DIREITOS

Na contabilidade, direito representam creditos, ou seja, valores a receber ou a recuperar em transações, por lei os direitos são representados por títulos e documentos como: Notas Fiscais Faturas, Duplicatas.
Noque tange a empresa, o direito a receber mais comum decorre das vendas a prazo, quando a empresa vendedora emite uma duplicata como documento comprobatório da transação. Esse direito denomina-se duplicatas a receber. Como exemplos de outros direitos podemos destacar alugueis a receber, promissórias a receber, impostos a recuperar.

Obrigações

As obrigações são representadas por contas a...
tracking img