Contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PASSO 02
A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa, para isto pessoas envolvidas nos processos e tomada dedecisões, precisam ter o conhecimento do que significa patrimônio, bens, direitos obrigações, etc. Com base nos dados, geralmente apresentado através de gráficos ou relatórios, gestores, diretores ou conselhosde administração definem o futuro da empresas. Tais dados servem de base também para investidores, que são aqueles que aplicam dinheiro na empresa, estão interessados em obter lucro, por isso seutilizam dos relatórios contábeis, analisando se a empresa é rentável, os fornecedores querem saber se a empresa tem condições de pagar suas dívidas, os bancos emprestam dinheiro desde que a empresatenha condições de pagamento, o governo quer saber quanto de impostos foi gerado para os cofres públicos, existem ainda outros interessados como os funcionários, concorrentes, clientes, etc.
Patrimôniosignifica, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Enquanto pessoas físicas possuem bens como: caneta, relógio, televisão, geladeira, etc., as entidades (empresas)possuem outros tipos de bens: mercadorias, instalações, veículos, etc. Dentro da contabilidade o patrimônio se subdivide em bens, direitos e obrigações, em seguida vamos explicar e exemplificar cadaum dos itens.
Bens são as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades humanas. Como exemplo de bens, podemos citar os itens levantados anteriormente: mercadorias, veículos, móveis,ferramentas, máquinas etc.
Em Contabilidade entende-se por direitos o poder de exigir alguma coisa de alguém. Exemplos: dinheiro em bancos, duplicatas receber de uma venda feita a prazo, aluguéis areceber, etc.
As obrigações são dívidas com outras pessoas. Em Contabilidade tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, compromissos que deverão ser pagos nas datas de vencimento. Exemplos:...
tracking img