Contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA – FACNET

ATPS
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

AGEZINALDA MARIA ALVES RA: 4351864009
ANA PAULA FERREIRA FREITAS RA: 5533125746
CARMEM CÉLIA GONÇALVES DA SILVA RA: 3876752007
MARIA DO BOM PARTO DA SILVA ARAUJO RA: 5311954925
RAYANA FERREIRA PAIVARA: 5565145318

TUTOR A DISTÂNCIA LEONARDO FERREIRA

TAGUATINGA - DISTRITO FEDERAL
2012

SUMÁRIO
Introdução 03
Premissa da administração ser uma Habilidade Humana 04
Acontecimentos que Ocasionaram o surgimento das Teorias da ADM 04
Primórdios da Administração 05
Organização Mecanicista X Organização Flexível 06
Teoria Clássica da Administração 06Teoria Clássica das Relações Humanas 06
Teoria de Sistemas 07
Teoria da Matemática 07
Teoria da Tecnologia 09
Teoria da Contingência 08
Teoria da Burocracia 08
Teoria Estruturalista 08
Teoria Comportamental 09
Comportamento Organizacional 09
Ética 09
Gráfico 11
Conclusão 13
Bibliografia 14

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é mostrar que a administração, mesmo existindohá muitos e muitos anos, ela vem se transformando ao longo do tempo, e que o conceito de ciência que ela tem hoje não apareceu por acaso, e sim devido às influências de diferentes atividades humanas. Administração é um conjunto de conhecimentos e práticas. Este trabalho mostrará a importância dos Indivíduos nas empresas.
As pessoas tem importância vital nas organizações, são elas que fazem ascoisas acontecerem. Não adianta ter o conhecimento técnico senão tem um bom relacionamento com os demais colaboradores.
Administrar é resolver problemas e fazer coisas através das pessoas.
Os administradores fazendo sua parte no trabalho da melhor forma possível, certamente as organizações alcançará suas metas e objetivos.

Premissa da administração ser uma habilidade humana
Habilidadeshumanas: são aquelas que geram cooperação em meio à equipe que está sendo liderada. Consistem em atitudes e comunicação no trabalho, interesses pessoais e coletivos em trabalhar com pessoas. A administração também é chamada de gerenciamento ou gestão de empresas, é uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elemento de produção. A administração estudaos empreendimentos, com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno de forma sustentável e com responsabilidades sociais.A palavra administração tem sua origem do Latim e significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa desenvolver uma função sob comando de outro, prestar um serviço a outro. Seria um serviço em espécie de supervisão e hoje as empresasnecessitam de muito mais do que isso.Tayolirismo ou administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da administração de empresas. O administrador competente, sendo um profissional específico para essa tarefa, levauma grande vantagem sobre os demais profissionais, pois é um elemento indispensável a qualquer organização no mundo de hoje, já que nenhuma empresa consegue sobreviver sem o seu trabalho.
Acontecimentos sociais que ocasionaram o sugimento das teorias da administração
Como consequência da Revolução Industrial, segundo Chiavenato 2003, houve um crescimento desordenado e caótico das empresas. Osrecursos eram mal aproveitados. A teoria administrativa surgiu no final do século passado, ela atravessou fases bem distintas e que se superpõem. Cada uma das fases realça e enfatiza um aspecto importante da Administração. Os métodos científicos aplicados aos problemas da administração s7ão a observação e a mensuração. A escola da Administração científica só teve início no começo do século XX pelo...
tracking img