Contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais contas do Balanço e Demonstração de Resultados




PRINCIPAIS CONTAS DO BALANÇO


01. ATIVO CIRCULANTE


De forma geral, a Lei 6404/76 define as características dos elementos que devem compor o Ativo Circulante. São elas:
- Valores disponíveis para utilização imediata ou conversíveis em moeda corrente, a qualquer tempo; normalmente são reunidos sob o título de“Disponibilidades”;
- Direitos conversíveis em valores disponíveis durante o curso do exercício seguinte àquele do balanço ou realizáveis durante o ciclo operacional da empresa se este exceder a um ano; correspondem a “Direitos Realizáveis de Curto Prazo”;
- Valores relativos a despesas já pagas que beneficiarão o exercício seguinte àquele da data do balanço; são denominados “Aplicações de Recursos emDespesas”.

Comentam-se a seguir as principais contas que aparecem no Ativo Circulante.


➢ - Disponibilidades
Representam o dinheiro em mãos da empresa, os depósitos bancários a vista e as aplicações de imediata conversibilidade em dinheiro. Diversas contas integram as disponibilidades. Às vezes aparecem sob o título “Disponível” ou “Disponibilidades”, enquanto outras vezes aparecem emvárias contas.
Enquadram-se também como disponibilidades as chamadas aplicações de Liquidez Imediata, que são investimentos feitos pela empresa a curtíssimo prazo – uma quinzena, uma semana ou um dia – em virtude da existência de um mercado altamente dinâmico, podem ser consideradas como dinheiro em mãos.

01.02 - Clientes
Compreende os valores a receber decorrentes das vendasefetuadas pela empresa. Eventualmente, no caso de empresas prestadoras de serviços, podem ser inclusos os serviços já prestados e ainda não faturados.

Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (conta redutora de Duplicatas a Receber)
É constituída para cobrir as prováveis perdas decorrentes do não recebimento de Duplicatas a Receber.

Duplicatas Descontadas (conta credora)
Indica o descontoantecipado das Duplicatas a Receber em estabelecimentos bancários. O banco compra a vista as duplicatas, “descontando” no ato as despesas bancárias e os juros a que tem direito pelo período que transcorrerá entre a data do desconto e a data do vencimento das duplicatas. Do ponto de vista de direitos sobre o título, é indubitável que, após a negociação, passa a pertencer ao banco e, assim, não maisao ativo da empresa. Por essa razão, nos balanços publicados, Duplicatas Descontadas aparecem como conta subtrativa de Duplicatas a Receber (só não aparece o saldo líquido de Duplicatas a Receber porque, sendo a empresa descontante do título e avalista do mesmo, poderá ter de arcar com a sua liquidação, se o cliente não pagar). Entretanto, do ponto de vista de investimentos e financiamentos, ainterpretação é outra. A empresa, através de suas vendas com prazo de pagamento concedido ao cliente, gera um investimento para o qual não dispõe de recursos.
Recorre, então, ao banco que lhe fornece esses recursos sob a modalidade de negociação de duplicatas, ou seja, o banco entrega certa quantia à empresa calculada sobre o valor bruto da duplicata menos juros, comissões etc. e torna-se dono daduplicata. Acontece que o investimento da empresa decorrente das vendas a prazo é de caráter contínuo, pois, quando recebe de uma empresa, já está financiando outro cliente. Assim, requer financiamento constante para cobrir esse investimento. Não tendo capital próprio, recorre a capitais de terceiros; no caso, desconto de duplicatas. Portanto, para efeito de Análise de Balanços, as duplicatasdescontadas devem figurar no Passivo Circulante, pois o Passivo representa financiamentos de terceiros obtidos pela empresa. A empresa passa a a depender dos bancos para poder efetuas o investimento em duplicatas a receber. Se amanhã os bancos não quiserem mais descontar duplicatas da empresa, seja qual for o motivo, ele será obrigada a deixar de investir em duplicatas a receber (vendendo somente a...
tracking img