Contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Geral da Administração segundo Antônio César Amaru Maximiano

RESUMO : “Da Revolução Urbana á Revolução Digital”

Introdução

Segundo Antônio César Amaru Maximiano, os campos da administração modificam – se constantemente e mesmo com o mundo globalizado de plena era digital em que vivemos, alguns princípios permanecem independente do tempo que a técnica da administração éutilizada.
A partir de agora os fundamentos e seus conceitos serão descritos, seja para o âmbito pessoal ou empresarial, segundo a Teoria de Maximiano.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

“Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções:planejamento, organização, liderança, execução e controle”. Maximiano, A. C. A

IMPORTÂNCIA SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO

A Administração segundo Fayol é um processo que assegura o crescimento das organizações em todas as escalas de utilização de recursos, seja para realizar objetivos individuais, familiares, organizacionais ou sociais.
Mas, o principal objetivo a ser alcançado é que por meio de umaação coordenada por grupos pessoais que se leva de fato a existência das organizações.
O sistema Organizacional pode ser visto como uma empresa que se dividido em setores e objetivos se estruturam, através do seu segmento onde consequentemente visa o seu crescimento e sua organização. A função de pessoas físicas e jurídicas que se definem entre funcionários, parceiros e clientes.
A empresaem si se organiza através do cumprimento de seus deveres trabalhistas e fiscais, do outro lado seus funcionários que no mercado atual também chamado de colaboradores, tem diante de todos seus direitos para o bom funcionamento de toda organização, seja a pessoa que cuida da limpeza, passando por toda chefia, gerência e diretória.
Com tudo a organização se dá pelo conjunto de pessoas centradasem um único objetivo para o qual a empresa se intitula, visando além de lucros e dividendos o bom atendimento, serviços e produtos do qual o seu cliente espera ter.
Uma boa organização nos dá certeza de uma empresa longínqua, que mesmo no mercado globalizado e de grande competitividade, possui clientes satisfeitos, que com isto facilita a propagação de seus negócios.

OBJETIVOS E CAMPODE APLICAÇÃO

A Administração divide-se em três maneiras para se estudar:

Fonte: (MAXIMIANO, 2000)

ENFOQUE

Enfoque é a forma de analisar organizações, seus administradores e todo processo administrativo.
ESCOLA

Conjunto de autores que tiveram o mesmo enfoque e consequentemente adotaram o mesmo raciocínio na forma de analisar as organizações.

MODELO

Modelo é umconceito com dois significados:
- modelo de gestão;
- modelo de organização.

Modelo de gestão (ou de administração)

É conjunto de doutrinas e técnicas do processo administrativo.

Exemplo:

 O modelo japonês de administração tem ingredientes culturais nacionais o mesmo tempo forte, influência da escola da administração cientifica.

 Modelo democrático de liderança estáassociado ao mesmo tempo à satisfação e produção do grupo.

Modelo de organização

Modelo de organização é um conjunto de características que definem organizações e a forma como são administradas. O modelo de organização é o processo da utilização de determinadas doutrinas e técnicas.

Por exemplo:

 O modelo burocrático de organização determina a regulamentação e apadronização de procedimentos.

 As empresas que adotam o modelo japonês de administração procuram alcançar o modelo da organização enxuta.

Principais enfoques da administração

Fonte: (MAXIMIANO, 2000,)

LINHA DO TEMPO DA ADMINISTRAÇÃO
A moderna teoria geral da administração tem muitos conceitos que foram criados pelos primeiros administradores. Esses conceitos, ao logo dos séculos,...
tracking img