Contabilidade frança

Páginas: 5 (1007 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
Contabilidade na França
O Plano Geral de Contas Francês foi inspirado no modelo alemão ,durante a ocupação nazista e, após a libertação, foi considerado um instrumento de controle e gerenciamento macroeconômico.
Ambiente legal e regulamentar na França
O código Comercial francês, de 1673, é citado na literatura clássica como o primeiro documento a regulamentar atividade comercial eestabelecer regras para registro de contas.
De forma geral, a normalização de matéria contábil na França está a cargo do Código Comercial, Legislação Societária e Fiscal, Plano Geral de contas, administrado pelo Conselho Nacional de Contabilidade ( CNC), Comitê de Regulamentação Contábil (CRC) , Comissão de Operações de Bolsa (CDB) e influências das Diretivas da União Européia e padrõesinternacionais do IASB.
O Código Comercial proporciona um arcabouço teórico sobre regras contábeis em geral para todas as formas e tipos de sociedades e a ênfase predominante é voltada para registros contábeis e preparação de demonstrações contábeis.
A legislação tributária e fiscal exerce forte influência nas empresas locais, já que as despesas, para serem admitidas como dedutíveis fiscalmente,devem estar refletidas na escrituração mercantil da sociedade.
O Plano Geral de contas é um manual extremamente detalhado sobre contabilidade financeira, contemplando:
 Objetivos e princípios de contabilidade e divulgação;
 Definições de ativos, passivos, patrimônio liquido receitas e despesas;
 Regras para reconhecimento e mensuração;
 Código de contas padronizado, exigências parasua utilização e outros procedimentos de escrituração; e
 Modelo de demonstrações contábeis e regras para sua apresentação.
O Plano Geral de Contas deve ser adotado de forma compulsória por todos os tipos de empresas comercias, tanto no setor publico como no setor privado.
O Conselho Nacional de contabilidade (CNC) é o responsável pela administração do Plano Geral de Contas e é compostopor 58 membros representantes da profissão contábil. O conselho, por si só não regulamenta matéria contábil. Ele emite recomendações que são encaminhadas para apreciação ao Comitê de Regulamentação Contábil (CRC), composto por 15 membros, sendo presidido pelo Ministro da ecomonia e Finanças, ou seu representante legal. O CRC da força legal, homologando a recomendação produzida pelo CNC.
Acomissão das operações de bolsas é um organismo do setor publico, mas de certa forma com atuação independente do governo. É responsável pela proteção aos investidores dos mercados de ações e pelo monitoramento quanto ao bom funcionamento do mercado. Na pratica, sua atuação em termos de matéria contábil é limitada, pois não edita padrões ou normas.

Profissão contábil e capacidade de influenciaredição de normas contábeis
A profissão contábil é relativamente fraca, sem muita autonomia e capacidade de influenciar a edição de normas contábeis. Não são atribuições da profissão contábil na frança a elaboração e a promulgação de padrões contábeis, como ocorre no modelo anglo-saxão.
Outra característica é a separação da profissão contábil em duas entidades: uma representando contadores (OEC- Ordem especialistas Contábeis) e outra, representando auditores (CNCC –Comissão Nacional dos Auditores Independentes).
A OEC detém o credenciamento para que contadores possam exercer sua profissão; que esta sob jurisdição do Ministério da Economia e Finanças. A CNCC atua sob jurisdição do Ministério da Justiça e sua atribuição é a produção de padrões profissionais de auditoria, código deética e orientações técnicas. Os dirigentes das duas entidades são membros do Conselho Nacional de contabilidade.

Princípios contábeis na França
O Código Comercial Francês contempla os seguintes princípios:
 Continuidade de negócios;
 Independência dos exercícios- reconhecer receitas e despesas em seus exercícios competentes;
 Custo histórico;
 Prudência;
 Permanência dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade na frança
  • frança
  • França
  • frança
  • frança
  • frança
  • França
  • França

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!