Contabilidade financeira i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a) A Estrutura Conceptual do SNC apresenta alguns pressupostos subjacentes, que devem ser atendidos na preparação das demonstrações financeiras. Quais são esses pressupostos?
b) É possível valorizar os inventários ao justo valor? Justifique.
c) Em que consiste o apuramento do IVA?
RESPOSTAS:
a)      O SNC apresenta dois pressupostos, o regime do acréscimo, em que os efeitos das transacções ede outros acontecimentos são reconhecidos quando eles ocorram sendo registados contabilisticamente e relatados nas demonstrações financeiras dos períodos com os quais se relacionem. E o principio da continuidade, em que a entidade está em continuidade e continuará a operar no futuro previsível.
b)      Os inventários devem ser mensurados pelo menor entre o custo e o valor realizávellíquido. O custo dos inventários deve incluir os custos de compra, custos de conversão e outros custos incorridos para colocar os inventários no seu local e condições actuais.
c) O apuramento do imposto: A SUBCONTA 2435 - IVA APURAMENTO
Destina-se a centralizar as operações registadas em 2432 (IVA dedutivel), 2433 (IVA liquidado), 2434 (IVA Regularizações) e 2437 (IVA aRecuperar), por forma a que o seu saldo corresponda ao imposto a pagar, ou em crédito, com referência a um determinado período de imposto.
Será debitada pelos saldos devedores das subcontas IVA dedutível e IVA regularizações a favor da empresa e creditada pelos saldos credores de IVA liquidado e IVA regularizações a favor do Estado.
É ainda debitada pelo saldo devedor de 2437 - IVAa Recuperar, respeitante ao montante de crédito do imposto reportado do período anterior sobre o qual não exista nenhum pedido de reembolso.
O valor a pagar ao Estado será a diferença entre o valor liquidado nas vendas e o valor suportado nas compras.

1.1. Em sistema de inventário permanente qual das afirmações está correcta:
b) As contas 31 e 38 estão sempre saldadas;1.2. Qual dos seguintes factos patrimoniais não afecta o valor do património líquido da empresa?
c) Recebimento da dívida de um cliente no montante de 2.560
1.3. Quando uma empresa liquida uma dívida a um fornecedor:
a) O seu activo e o seu passivo diminuem;
1.4. A empresa “SNC, Lda.” adquiriu mercadoria a um preço total de 700
descontocomercial 10% - 70
desconto financeiro 5% 31,5
a) Um débito na conta 311 – “Compras/Mercadorias”, por 630
1.5. De acordo com as regras de movimentação das contas:
d) Os débitos, nos gastos significam aumentos e no passivo diminuições.
1.6. A empresa “PLP, SA”, recebeu uma factura da transportadora ABC, no valor de 60,5
d) Um débito na conta 311 –“Compras/Mercadorias”, no valor de 50
2.1 Conceito de Normalização contabilística:
Definição de um conjunto de princípios e critérios que devam ser seguidos pelas unidades económicas, com vista à comparabilidade.
A normalização é um processo que visa a uniformidade das práticas contabilísticas enquanto que a harmonização contabilística é um processo que atende mais às especificidades económicas,sociais e culturais de cada país.
2.2 Digrafia (princípio da contabilidade)
Toda a operação são movimentadas pelo menos duas contas : uma que é debitada e outra que é creditada pelo mesmo valor. Se se trata de uma operação complexa, então o total das importâncias inscritas a débito de uma ou mais contas é igual ao total das importâncias inscritas a crédito de uma ou váriascontas."
2.3 Património de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. Activo(A) = Bens + Direitos Passivo(P) = Obrigações
A - P = Capital Próprio
Balanço
“É a expressão da relação existente entre o Activo, Passivo e a Situação Líquida.”
Ou “O documento que mostra em determinada data a composição e o valor do património de acordo com determinados...
tracking img