Contabilidade empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO

FERNANDA CERQUEIRA DE OLIVEIRA RIOS
IRACI PEREIRA AMORIM
KARINA SILVA CRUZ
MÁRCIA LEANDRA MARTINS SANTOS
RONISSON OLIVEIRA DE SOUZA

CONTABILIDADE EMPRESARIAL
REGIMES DE APURAÇÃO, MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

FEIRA DE SANTANA
2010
FERNANDA CERQUEIRA DE OLIVEIRA RIOS
IRACI PEREIRA AMORIM
KARINASILVA CRUZ
MÁRCIA LEANDRA MARTINS SANTOS
RONISSON OLIVEIRA DE SOUZA

CONTABILIDADE EMPRESARIAL
REGIMES DE APURAÇÃO, MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Empresarial.

Prof. Carla PatriciaRodrigues Ramos

FEIRA DE SANTANA

2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

- Regimes de apuração do resultado contábil – Caixa versus Competência.............05

- Métodos de depreciação de bens.................................................................................06

- Demonstrações Contábeis:...........................................................................................08. DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;......................08

. DFC – Demonstração dos Fluxos de caixa.......................................................09

. DVA – Demonstração do Valor Adicionado......................................................10

- Balancete deVerificação...............................................................................................11

- Apuração do Resultado e encerramento das contas de resultado...........................15

INTRODUÇÃO

A contabilidade empresarial esta presente a todo tempo no cotidiano das pessoas na apuração do resultado, elaboração das demonstrações contábeis . A contabilidade é um valioso instrumento para as empresas e para tomadas decisões da empresa. Das grandescompanhias multinacionais, até as mais modestas, a contabilidade pode ser utilizado, com as devidas adaptações, como ferramenta para controle e avaliação de desempenho das atividades empresariais visando alcançar seus objetivos.
O balancete, regime de caixa e competência estabelecer mensalmente os gastos que a empresa tem no determinado período, estimar os recursos a serem empregados edefinir as correspondentes atribuições de responsabilidades em relação a um período futuro determinado, para que sejam alcançados satisfatoriamente os objetivos fixados para uma empresa e suas diversas unidades.
A demonstração contábil é, essencialmente, acompanhar a execução de atividades, tendo um desempenho efetivo com o que foi planejado, avaliando os resultados obtidos, visando oaperfeiçoamento do processo.
As empresas que contam com a possibilidade de prever, com algum grau de certeza, os acontecimentos futuros, podem se preparar melhor para aproveitar oportunidades de negócios ou minimizar os riscos de uma eventual crise. Os métodos da depreciação tendo como mais usados o métodos linear.
A Demonstrações contábeis temos a DMPL, DFC, DVA, e através delas que objetivamostodos os resultados na contabilidade empresarial.

Regimes de apuração do resultado contábil – CAIXA versus COMPENTÊNCIA.

REGIME DE CAIXA
 Sob o regime de caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos unicamente  quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.
Este método é freqüentemente usado para a preparação de demonstrações financeiras de entidades públicas. Istoé devido ao fato de que o objetivo principal da contabilidade governamental é identificar os propósitos e fins para os quais se tenham recebido e utilizados os recursos, e para  manter  o  controle orçamentário da citada atividade.
Alguns aspectos da legislação fiscal permitem a utilização do regime de caixa, para fins tributários. Porém, de modo algum o regime de competência pode ser...
tracking img