Contabilidade empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Regimes De Apuração Do Resultado Contábil- Caixa Versus Competência 4
2.1.1.1 Métodos de depreciação de bens 5
Método de quotas constantes......................................................................................6
Método de soma dosalgarismos.................................................................................7

Método das Horas de Trabalho 7
Métodos das Unidades Produzidas 8
2.1.1.1.1 Demonstrações Contábeis 8
Parte 2 - Apuração do resultado.................................................................................12
3 CONCLUSÃO 31
REFERÊNCIAS 36
INTRODUÇÃO

Entre os agentes econômicos ativos participantes da economia das nações, temos as organizações empresariais, quecontribuem com sua manutenção e crescimento. Entende-se que esta dinâmica não ocorre isoladamente, sendo necessária a intervenção humana para o gerenciamento das ações dessas organizações. Para isso temos aí a chamada gestão empresarial que, amparada em técnicas de gestão, pratica constantemente a arte de planejar, organizar, controlar e decidir os passos a serem seguidos pela organização emdireção ao alcance de seus objetivos. Introduzida fortemente nesse contexto temos a Contabilidade, vista como a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades organizacionais, que nesse trabalho mostra-se da forma mais aplicada possível, ou seja, como fonte geradora de dados e informações úteis que subsidiam a gestão organizacional em seus processos de tomada de decisão.Destacam-se as demonstrações contábeis, métodos de a apuração do resultado em si, que se prestam ao registro dos fatos praticados pela organização e à sistematização dos fatos em forma de demonstrações contábeis que refletem seu estado patrimonial, financeiro e de resultados.

DESENVOLVIMENTO

“...quando a empresa deixa de corrigir seus demonstrativos contábeis, ainformação contábil acaba sendo incompleta e imprecisa, pois não demonstra a real situação da empresa”. (HENDRIKSEN; VAN BREDA, 1999).

1 Regimes De Apuração Do Resultado Contábil- Caixa Versus Competência

Regime De Competência Contábil
O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente asinformações financeiras.  
O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.
  Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. 
Istopermite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ou serviços) foram entregues ou executados (ou recebidos). É apresentada assim uma associação entre as receitas e os gastos necessários para gerá-las.
  As demonstrações financeiras preparadas sob o método de competência informam aos  usuários não somente a respeito das  transações  passadas,  que envolvem pagamentos e recebimentos de dinheiro,  mas  também  das  obrigações    a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a ser  recebido no futuro.
  Portanto, proporcionam o tipo de informações sobre transações passadas e outros eventos,  que  são  de  grande relevância aos  usuários  na tomada de decisõeseconômicas.
 
As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
 
O reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é conseqüência natural do respeito ao período em que ocorrer sua geração.
 ...
tracking img