Contabilidade de gestão

Páginas: 16 (3825 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
Índice

Introdução

O mundo e a sociedade estão em constante ebulição, como tal, as empresas devem estar atentas às diversas modificações de hábitos, comportamentos, processos tecnológicos existentes e permanecer na vanguarda distinguindo-se dos concorrentes, sendo activas no progresso, ímpares no mercado pela sua excelência e competência. Um factor determinante para se alcançar taisobjectivos passa pela informação, pelo conhecimento da sua realidade enquanto empresa e pela informação que transmite para “além de das suas portas”, ou seja, no âmbito externo, direccionada para os seus stakeholders bem como todas as informações relevantes a nível interno, permitindo aos gestores conhecerem a realidade da mesma e assim, através de diversas ferramentas, terem as melhores condiçõespara controlar e tomar decisões mais correctas.
Observando esta necessidade de informação a nível interno, de conhecimento da sua própria constituição e das suas limitações e capacidades, surge um ramo da contabilidade, ferramenta essencial para a detenção dessa mesma informação, a Contabilidade de Gestão, que deriva do inicio do século XIX após a Revolução Industrial e tem como principaispreocupações o controlo da gestão, a avaliação dos custos agregados às actividades das empresas e dos seus ciclos produtivos, possibilitando aos órgãos de gestão das mesmas mais informação, fornecendo elementos de análise estratégica de forma atempada, elementos de previsão e cálculo de custos dos produtos e das funções inerentes à actividade da empresa.
Daí advém a escolha do título do meutrabalho ser: “Contabilidade de Gestão: não só uma ferramenta de apoio à gestão, uma bússola para a tomada de decisões.”, pois como já foi referido anteriormente, a contabilidade de gestão e os seus dados informativos fornecem elementos essenciais para a tomada de decisões dos gestores.
Assim, a constituição deste trabalho estará centrada neste preciso ramo da contabilidade, na suaintrodução na contabilidade geral bem como a sua implementação em Portugal, nos seus objectivos e funções dentro da empresa, estabelecendo ligações entre conceitos teóricos/históricos e a minha própria análise e conclusões daí retiradas.

Enquadramento temporal da Contabilidade de Gestão na Contabilidade Geral

Com a expansão mercantil e com as evoluções constantes nas transacções comerciaisefectuadas pelas civilizações, obrigaram a que estas fossem registadas e controladas pelos intervenientes nas mesmas. No séc. XV, Luca Paccioli constrói um verdadeiro elemento de controlo contabilístico, capaz de simplificar todo o registo das operações efectuadas, o métodos das partidas dobradas, registando dois aspectos de uma transacção de forma sistemática, relatando fluxo de caixa, os activosexistentes e os resultados que advém dessas mesmas operações.

No final do séc. XVI, o cálculo dos custos de produção ganharam uma nova dimensão devido à grande evolução das empresas e dos seus sistemas de produção mas só no inicio do século XIX é que surge o conceito de contabilidade de custos, com a necessidade de responder às modificações impostas pela Revolução Industrial, tornando-senecessário usar metodologias para calcular os custos dos produtos pois com a introdução de máquinas na produção originou a que a produção e os seus custos aumentassem em grande escala, contrariamente ao passado, que eram em pequenos números, elaborados manualmente.
Através dessa mesma aplicação de novos processos de cálculo dos custos inerentes à produção e do seu desenvolvimento, este tipo detécnicas de avaliação dos custos começam a espalhar-se e a criar um padrão dentro do mundo empresarial, vendo-se assim a necessidade de, ainda no século XIX, regulamentar certas questões na contabilidade, derivada das exigências dos principais utilizadores da mesma (stakeholders), harmonizando-se a sua apresentação, relativamente às contas e aos resultados das empresas. Aliado a estas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade de Gestão
  • Contabilidade de gestão
  • Contabilidade de gestão
  • Contabilidade e gestão
  • Contabilidade e gestao
  • Contabilidade e gestão
  • Contabilidade e gestao
  • Contabilidade e gestao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!