Contabilidade de empresas comerciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 ATIVIDADE 4
2.1 Aplicação Financeira 4
2.2 Impostos não cumulativos 4
2.3 Avalição de Estoque 4
2.4 Princípio da Entidade 6
2.5 Princípio da Competência (Confronto das receitas com as despesas) 7
2.6 Legislação Contábil 8


4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9


1 INTRODUÇÃO
Para que toda empresa seja confiável e bem sucedida, precisa de organização. Então,vamos abordar alguns assuntos para que a JMK COMÉRCIO DE FERRAMENTAS ELETRICAS LTDA, e seus sócios tenham conhecimento do que esta fazendo e possam desenvolver um trabalho ético e profissional, assim com certeza terá uma empresa bem sucedida.




2 ATIVIDADE:
2.1 APLICAÇÃO FINANCEIRA
Juros Compostos são aqueles em que ao final de cada período os juros obtidos são somados ao capital,constituindo um novo capital a ser aplicado, isso ocorre sucessivas vezes até atingir o tempo máximo de aplicação do dinheiro. Os juros compostos são o alicerce do atual sistema financeiro, regendo todos os tipos de transações financeiras. As aplicações financeiras, principalmente a poupança em razão de sua praticidade, são bastante utilizadas pela população em geral, que buscam guardar suas economias emsegurança e aproveitam para ganhar algum rendimento.
2.2 IMPOSTOS NÃO CUMULATIVOS
Diz-se que é cumulativo o tributo que incide em mais de uma etapa de circulação de mercadorias sem que na posterior possa ser abatido ou compensado o montante pago na etapa anterior. Exemplos clássicos de tributos cumulativos: PIS, COFINS, CPMF. Os tributos não-cumulativos são aqueles cujo montante pago numa etapa decirculação de mercadoria pode ser abatido do montante devido em etapa seguinte. Exemplos brasileiros: ICMS e IPI. Observação: atualmente os tributos PIS e COFINS também podem ser não-cumulativos de acordo com a opção do contribuinte, se pelo regime de lucro real ou presumido. Base legal: arts. 153, § 3º, II e art. 155, II, da Constituição Federal de 1988.
2.3 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES
A gestão deestoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, A definição de inventário dentro das empresas, normalmente segue as definições do Conselho Federal de Contabilidade através das Normas Brasileiras de Contabilidade.
O Sistema de Inventário Periódico consiste em um sistema simplificado de apuração do Custo de fabricação, pois não exige a prática de controlesminuciosos, nem a utilização de pessoal especializado.
É chamado de periódico, porque o inventário da matéria-prima, dos produtos acabados e dos produtos em elaboração, necessários para se apurar o Custo de Fabricação e também o Custo dos Produtos Vendidos, só é levantado no final de um período.
O Inventário Periódico é permitido pela legislação, por isto é muito utilizado por empresas de pequeno e médioporte. Pelo sistema de inventário periódico, a companhia registra todas as suas compras durante o exercício em uma conta cumulativa, não apurando ou contabilizando o custo das mercadorias vendidas após cada venda. No final de cada exercício, é feito um inventário físico para apuração do estoque final, e o estoque somado as compras menos o estoque final encontrado representará o CMV.
Dentro dosistema de inventário permanente, a companhia mantém um controle contínuo sobre as entradas e saídas de mercadorias (em quantidades e valores), de forma que a qualquer momento pode dispor da posição atualizada dos estoques e do custo das mercadorias vendidas.
Adotando esse sistema, a administração de uma companhia pode dispor permanentemente de informações básicas para o planejamento das comprasde forma a evitar que ocorram faltas de mercadorias ou compras em excesso, bem como acompanhar a evolução do resultado no decorrer do exercício.
Basicamente, o sistema consiste em contabilizar o valor do estoque vendido logo após a venda ter sido realizada. Assim, o estoque inicial mais as compras menos o estoque vendido (custo das vendas) resultará no estoque final em qualquer data.
Os...
tracking img