Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE DE CUSTOS
• Conceito
A contabilidade pode ser considerada como uma metodologia que capta, registra, acumula, resume e analisa todos os eventos que afetam a situação financeira, econômica e patrimonial de qualquer entidade.
Já a contabilidade de custos pode ser vista como uma eficiente ferramenta no tomada de decisão de uma empresa. Ela tem duas funções relevantes: o auxílio nocontrole e processo de gestão.

• Gastos, Investimentos, custos e despesas

Investimentos financeiros
É a situação ideal para empresas que possuem disponibilidade de recursos investirem com inteligência, onde esses recursos irão produzir novos, assim gerando dinheiro, ou seja, aumentando a disponibilidade de caixa e o poder aquisitivo da empresa.
Para que isso aconteça, é necessário que seconheça o processo de criação e controle de riqueza. Isso pode ser feito com o planejamento de entradas e saídas, sempre visando o saldo positivo, assim podendo investir as sobras.

Gastos
De fato, gasto é todo dispêndio financeiro, todo sacrifício que uma entidade arca para a aquisição de um bem ou serviço. O conceito de gasto é bastante amplo. Entre alguns exemplos de gastos, podemos citar aaquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, etc. Um gasto pode se transformar num investimento que, sucessivamente, se torna um custo e uma despesa.

Custo
Custo é o gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço. Os custos podem ser entendidos conforme osegmento da entidade. No comércio, a aquisição de mercadorias é o custo, já na indústria, ele é entendido como a aquisição de matérias-primas, insumos e mão-de-obra na produção de um bem.

Despesas
As despesas estão relacionadas com os gastos usados para a obtenção de receitas. São entendidos como despesa, os gastos com salários, aluguel, telefone, propaganda, comissão devendedores, entre outros. Na DRE (Demonstração do resultado do exercício), o “Custo das Mercadorias Vendidas” representa as despesas, embora possa haver confusão em relação à terminologia empregada. Para o autor Eliseu Martins, por exemplo, o correto deveria ser “Despesas das Mercadorias Vendidas”.

• Custeio Médio, PEPS, UEPS
PEPS
A sigla PEPS significa primeiro que entra, primeiro que sai, e étambém conhecido por FIFO, iniciais da frase inglesa first in, first out.
À medida que ocorrem as vendas, vamos dando baixas no estoque a partir das primeiras compras, o que eqüivaleria ao raciocínio de que vendemos/compramos primeiro as primeiras unidades compradas/produzidas, ou seja, a primeira unidade a entrar no estoque é a primeira a ser utilizada no processo de produção o ou a servendida.
Dentro desse procedimento, o estoque é representado pelos mais recentes preços pagos apresentando, dessa forma, uma relação bastante significativa com o custo de reposição. Obviamente, com a adoção desse método, o efeito da flutuação dos preços sobre os resultados é significativo, as saídas são confrontadas com os custos mais antigos, sendo esta uma das principais razões pelasquais alguns contadores mostra-se contrários a esse método. Entretanto, não é objeto do o procedimento em si, e sim o conceito do resultado (lucro).
As vantagens do método são:

Os itens usados são retirados do estoque e a baixa é dada nos controles de maneira lógica e sistemática;
O resultado obtido espelha o custo real dos itens específicos usados nas saídas;
Omovimento estabelecido para os materiais, de forma contínua e ordenada, representa uma condição necessária para o perfeito controle dos materiais, especialmente quando estes estão sujeitos a deterioração, decomposição, mudança de qualidade, etc. Primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS).

UEPS
A sigla UEPS significa ultimo que entra, primeiro que sai, e é também conhecido por LIFO, iniciais...
tracking img