Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEMA

A importância do sistema de custo como ferramenta gerencial.

2 PROBLEMA

O custo juntamente com a análise do mercado é imprescindível para estipular o preço em que um determinado produto deve ser vendido e consequentemente saber o lucro estimado.
Como verificar a funcionalidade do controle de custos e a importância que este possui para a tomada de decisão?

3JUSTIFICATIVA

Através da realização de um estudo de caso de uma empresa fictícia, este projeto deseja mostrar o grau de importância que o sistema de controle de custos possui para que administradores tomem as decisões necessárias com eficácia.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Verificar qual a relevância do sistema de custos para a tomada de decisão do preço de venda.

4.2OBJETIVOS ESPECIFICOS

a)Verificar qual a relevância do sistema de custos para a tomada de decisão do preço de venda
b)Verificar a necessidade do gerenciamento de custos
c)Contribuir com administradores através da exposição dos elementos relevantes para a formação do custo

5 HIPÓTESE

Este projeto deseja mostrar o grau de importância que o sistema de controle de custospossui para a tomada de decisões eficientes.
Servir como ferramenta para a empresa se adequar e conhecer seus reais custos de funcionamento, e dar inicio a praticas profissionais e responsáveis de administração e planejamento de custos.

6 REFERÊNCIAL TEÓRICO

À medida que as organizações foram se expandindo, a concorrência foi aumentando e foi necessário criar métodos decontrole e racionalização sobre os custos, servindo então a contabilidade de custos como um instrumento de gestão.

Conforme Padoveze (2003), o escopo inicial da contabilidade de custos foi a determinação do custo dos produtos para fins de avaliação dos estoques industriais e, consequentemente, do custo desses produtos quando vendidos, para se obter o lucro na venda dos produtos.

Acontabilidade de custos lida com o custo, seu uso, controle e planejamento. O custo é definido como os benefício despendidos para adquirir bens ou serviços. Os benefícios despendidos são medidos em unidades monetárias pela redução de ativos ou incorrnêcia em passivos, na época em que os benefícios são adquiridos (MARTINS, 2003).

Destaca Lacombe (2004, p.90) que o conceito de custo édefinido como:

O custo é definido de forma econômica e genérica, custo é aquilo de que se abre mão para se obter alguma coisa, seja por meio de troca, de aquisição ou de produção. Esta definição é muito próxima da que se costuma dar ao custo de oportunidade. Definido de forma contábil, custo é o que foi despendido para produzir ou para comprar um bem ou serviço.A contabilidade de custos procura formular estratégias para determinar a utilização mais eficiente dos recursos financeiros na empresa, e que estão sendo alocados na produção e formação do preço de venda, a fim de cobrir todos os custos e despesas e alcançar a margem de lucro esperada pelos administradores.

Assim, a contabilidade de custos busca analisar os gastosrealizados pela organização na realização de suas atividades.

Bruni (2003) destacam que a contabilidade de custos oferece informações precisas que permitem a tomada de decisão correta. As funções básicas da contabilidade de custos devem atender três razões primárias:

• Determinação do lucro: empregando dados originários dos registros convencionais contábeis, ou processando-os de maneiradiferente, tornando-os mais úteis à administração;

• Controle das operações: e demais recursos produtivos, como os estoques, com a manutenção de padrões e orçamentos, comparações entre previsto e realizado;

• Tomada de decisões: o que envolve produção (o que, quanto, como e quando fabricar), formação de preços, escolha entre fabricação própria ou terceirizada.

Já para Schier (2004):...
tracking img