Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Controlando o estoque

Neste passo mostraremos como criar ou ajustar um sistema de controle de estoque simples, porém eficaz, além de dar vista à sua importância no gerenciamento dos custos.Como sabemos , o controle de estoque constitui uma peça fundamental à criação e implementação de um sistema de custos eficiente. É bom ressaltar que nossa abordagem será direcionada exclusivamente para ocontrole de custos, portanto, alguns itens (inclusive, relevantes) como estratégias de investimento em estoque; estoque mínimo e estoque de segurança; método ABC; e outros aspectos analíticos docontrole de estoque, poderemos tratar em uma outra oportunidade.

Dentre os elementos que compõe um controle de estoques (Saldo Inicial, Entradas, Saídas e Saldo Final), “Saídas” é o elemento maisimportante em nosso contexto de custos porque é ele quem fornecerá, de um lado, as informações de consumo dos insumos de produção (matéria-prima, embalagens, e outros materiais) e, de outro, para acategoria Produtos Acabados, é ele quem nos informará as vendas realizadas.

Vamos ver quais são os tipos de estoques existentes.
Mercadorias – itens adquiridos de terceiros que se encontram disponíveispara venda.
Produtos Acabados (PA) – produtos fabricados pela própria empresa.
Produtos em Elaboração – são produtos ainda não acabados.
Matéria-prima – insumos adquiridos que entrarão no processoprodutivo.
Embalagens – acondicionamento dos produtos.
Materiais de consumo – itens destinados ao consumo industrial, material de escritório, etc.

Três são os métodos mais conhecidos para seavaliar o estoque de produtos – UEPS (último que entra, primeiro que sai), PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) e Custo Médio.
Para compreendermos melhor esses três métodos, vamos utilizar umexemplo onde demonstraremos na prática como funciona cada um.

Segue dados:
·         Saldo inicial de 20 unidades avaliada em $ 1,80/unid – em 01/07/10
·         Compra de 80 unidades ao preço...
tracking img