Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
REFERÊNCIAS 7




1 INTRODUÇÃO
Em um ambiente de acirrada competição, a gestão econômica das empresas tornou-se bastante dinâmica e complexa, exigindo maior atenção por parte dos gestores. Por isso, cada vez mais, é imprescindível a utilização de relatórios capazes de informar com precisão de valor e tempo sobre oscustos das empresas (WERNKE, 1999).
Nesse sentido, a contabilidade de custos normatizada pela legislação fiscal e societária vem perdendo terreno para uma contabilidade gerencial capaz de produzir informações que auxiliem o Administrador na tomada de decisões estratégicas, garantindo a sobrevivência e a competitividade da empresa.Este pensamento de que um eficiente sistema de custos é fundamentalpara sobrevivência num mercado competitivo tem feito parte do cenário das empresas e é consenso entre diversos autores contemporâneos que tem trabalhado com estratégia, produtividade organizacional, dentre outros assuntos. Esses autores, dentre eles PORTER (1985), salienta a importância dos custos como estratégias para competir em que diz “a vantagem de custos é um dos dois tipos de vantagemcompetitiva que uma firma pode possuir. Ele atribui a outra vantagem a diferenciação, mas, afirma que “os custos são de vital importância para as estratégias de diferenciação, pois uma empresa diferenciadora precisa manter os custos próximos aos dos competidores”.









2 DESENVOLVIMENTO

1. Identificação dos Gastos da Empresa


Para um leigo, despesas, gastos e custos significam,na maioria das vezes, a mesma coisa: um dispêndio. Quando o estudante de Administração ou outra área semelhante aprende que há diferenças entre esses três termos, um dos maiores problemas, em geral, é fazer a distinção entre os mesmos. De fato, gasto é todo dispêndio financeiro, todo sacrifício que uma entidade arca para a aquisição de um bem ou serviço. O conceito de gasto é bastante amplo. Entrealguns exemplos de gastos, podemos citar a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, etc. Um gasto pode se transformar num investimento que, sucessivamente, se torna um custo e uma despesa. Custo é o gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço. Os custos podem serentendidos conforme o segmento da entidade.
No comércio, a aquisição de mercadorias é o custo, já na indústria, ele é entendido como a aquisição de matérias-primas, insumos e mão-de-obra na produção de um bem.
As despesas estão relacionadas com os gastos usados para a obtenção de receitas. São entendidos como despesa, os gastos com salários, aluguel, telefone, propaganda, comissão de vendedores,entre outros. Na DRE (Demonstração do resultado do exercício), o “Custo das Mercadorias Vendidas” representa as despesas, embora possa haver confusão em relação à terminologia empregada. Para o autor Eliseu Martins, por exemplo, o correto deveria ser “Despesas das Mercadorias Vendidas”.
O gasto pode se transformar em uma despesa, sem ter sido anteriormente custo, o exemplo são as depreciações dasmáquinas, onde a sua aquisição inicialmente é classificada como um gasto para empresa, ao passar do tempo com o desgaste (depreciação), tornam-se despesas.
Em suma, todos os custos que foram ou são gastos se transformaram ou transformarão em despesas, quando da entrega ou consumo de bens ou serviços para obtenção de receita. Vários gastos são transformados diretamente em despesas, sem terem sidocusto, outros não, passam a ser custo e depois se tornam despesas. Ou seja, há uma evolução entre gasto, custo e despesa, sem que necessariamente sigam todas as etapas. Podendo o gasto tornar-se investimento, custo e finalmente despesa, ou simplesmente de gasto passar a despesas.


2. Separação dos Gastos em Custos e Despesas

2.1 – Custo

Custo representa o esforço que uma empresa deve...
tracking img