Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 CONTABILIDADE DE CUSTOS


Segundo, George S. G. Leone (1997), a Contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações de tomada de decisões.
Teve origem pela necessidade a avaliação dos estoques pormeio das diferentes técnicas de custeio, pela apuraração dos resultados nas indústrias , para obtenção de um planejamento organizado e sistematizado, a aquisição no controle de custos, gerenciamento na tomada de decisões e na atenção às exigências fiscais e legais.
A Contabilidade de Custos vem demonstrar a determinação do custo dos estoques que é de fundamental importância para o meioempresarial, visando à demonstração dos resultados e à avalização do patrimônio, pois, no mundo competitivo, os empresários visam melhor atendimento, desempenho e criatividade para os seus clientes, por isso buscam melhores profissionais para desenvolver o papel de gestores contábeis e administradores dentro da sua empresa e com isso obter possíveis resultados significativos. Desta forma, dependendodo tipo de empresa encontra-se diversos métodos de inventários para a avaliação de estoque como o arbitrado, periódico e permanente, onde uns são mais valorizados do que outros, levando em conta os fatores como a matéria prima, produtos em processo e produtos acabados.
A seguir será demonstrados as avaliações e os respectivos tipos de inventários e seus devidos fatores, das devidas empresas:➢ Empresa Comercial
➢ Empresa Industrial
➢ Empresa Prestadora de Serviços
➢ Empresa Rural









1.1 EMPRESA COMERCIAL





As empresas comerciais somente utilizam uma conta contábil que registra os bens adquiridos para serem revendidos, ou seja, estoque de mercadoria.
Esta conta engloba todas as mercadorias adquiridas de terceiros para revenda, que nãosofrem nenhum processo de transformação na empresa.

1.1.1 Estoque de Mercadoria

Existem vários métodos de avaliação de estoques. No entanto, todos os métodos existentes partem do pressuposto da avaliação a valores de entrada ou a valores de saída. Os principais métodos de avaliação de estoques podem ser avaliado da seguinte forma:

1.1.1.1 Inventário Arbitrado

No método deestoque de mercadorias não utiliza-se o método de inventário arbitrado, pois, de acordo com o Decreto-Lei nº 1.598, de 26/12/77, exposto pelo artigo 14, o custo das mercadorias revendidas e das matérias-primas utilizadas será determinado com base em registro permanente de estoques ou no valor dos estoques existentes, de acordo com o livro de inventário, no fim do período.

1.1.1.2 InventárioPeriódico

Pelo sistema de inventário periódico, a empresa registra todas as suas compras durante o exercício em uma conta cumulativa, não apurando ou contabilizando o custo das mercadorias vendidas após cada venda. No final de cada exercício, os estoques existentes são avaliados através de contagem física para apuração do estoque final, e utiliza-se a fórmula:
CMV = Ei + compras - Ef.
Hojepor causa da tecnologia e sistemas de controle, não é tão comum, mas antes era normal observar-se em empresas comerciais uma faixa colocada na fachada da loja, em determinadas datas do ano, com a expressão: “Fechada para Balanço”.

1.1.1.3 Inventário Permanente

No sistema de inventário permanente, a empresa mantém um controle contínuo sobre as entradas e saídas de mercadorias (emquantidades e valores), de forma que a qualquer momento pode dispor da posição atualizada dos estoques e do custo das mercadorias vendidas. O que caracteriza este tipo de inventário é a divisão do mesmo em quatro tipos diferentes:

➢ Preço Específico: mercadoria única controlada no estoque.
➢ PEPS: Saída da primeira mercadoria que entra no estoque.
➢ UEPS: Saída do...
tracking img