Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Catarina

Centro Tecnológico - CTC
Departamento de Informática e Estatística - INE

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE
PROGRAMAS ASSISTENCIAIS – INFORMATIZAÇÃO DE PREFEITURAS

BRUNO MUNHOZ MÜLLER

MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Orientador: Prof. José Eduardo De Lucca

Florianópolis , 22 de novembro de 2007.

SISTEMA DEACOMPANHAMENTO DE PROGRAMAS ASSISTENCIAIS - INFORMATIZAÇÃO DE PREFEITURAS

Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte das atividades para obtenção do título de Bacharel, do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Profª orientador: José Eduardo De Lucca

Florianópolis, 2007
RESUMO

Este trabalho faz parte de umgrande projeto de incentivo ao uso de software livre nas prefeituras brasileiras chamado Via Digital. A maioria das prefeituras brasileiras, principalmente as de pequeno porte, estão estagnadas no ponto de vista de investimentos em informatização na área de programas sociais. Muitas não possuem recursos financeiros, humanos e tecnológicos para a reversão do quadro, afetando diretamente na qualidadee quantidade dos serviços prestados à população.

A proposta concreta deste trabalho de conclusão de curso é validar e implementar um módulo de software de acompanhamento de programas assistenciais. Uma empresa contratada pelo Via Digital fez o levantamento de requisitos do software, cabendo a este projeto realizar uma validação dos requisitos, tecnologias, funcionalidades e implementação dosistema.

Palavras-chave: sistemas assistênciais, prefeituras, Via Digital, Java, governo eletrônico, software livre.

Abstract

Versão em língua estrangeira do resumo. Obrigatório, pela ABNT..

Lista de ilustrações

Lista de tabelas

Lista de abreviaturas e siglas

Sumário

1 Introdução 9

1.1 Justificativa 10

1.2 Objetivos 10

1.2.1 Objetivos Gerais 10

1.2.2Objetivos Específicos 11

2 Referencial Teórico 12

2.1 Software Livre 12

2.2 Via Digital 13

3 Tecnologias 14

3.1 Java 14

3.2 PostgreSQL 14

3.3 Frameworks 15

3.3.1 Hibernate 15

3.3.2 Struts 16

3.3.3 Spring 16

4 Sistema 17

4.1 Abrangência e sistemas relacionados 17

4.2 Casos de Uso do Sistema 20

4.2.1 Cadastro Básico 20

4.2.2 Cadastros Gerais (Administrador) 214.2.3 Funcionalidades do Sistema 21

Considerações finais 22

Anexos 24

Introdução

 Sabe-se que novas tecnologias surgem a todo momento e entende-se que seu uso pode resultar em benefícios incontáveis não só para os que usam dela diretamente como também para toda a sociedade. Nesse sentido, o Estado e as prefeituras também podem utilizar das tecnologias de informação decomunicação para melhorar o nível de prestação de serviços aos cidadões, dar mais qualidade de vida à sociedade e otimizar o gasto público, centrodo-o nas principais necessidades.

Quando um indivíduo, uma organização, ou mesmo o governo deseja usar um software ou um programa qualquer, precisa pagar por ele. Todavia, mesmo pagando não detém sua propriedade, mas apenas o direito de uso, com valor legalespecificamente para uma determinada máquina ou conjunto de máquinas. Isto significa que se o órgão comprador possuir 100 computadores, serão necessárias 100 licenças, uma para cada máquina. Isto tem elevado muito o custo com o pagamento das licenças, transferindo para poucos desenvolvedores os direitos ao conhecimento.

Uma possível solução para esta problemática é a adoção dos SoftwaresLivres, que possibilitam a redução dos custos com licenças devido ao seu caráter não-proprietário quando comparado aos softwares comerciais comumente encontrados nas diversas instâncias governamentais, incluindo os computadores dos milhões de alunos das escolas públicas.

Como a base de recursos disponíveis para o cumprimento das obrigações administrativas e para investimentos é sempre menor...
tracking img