Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 16

4 BIBLIOGRAFIA 18
INTRODUÇÃO

O contexto atual de grande competitividade em nível nacional e internacional exige das organizações uma capacidade de adequação rápida as mudanças de cenários ocorridas constantemente num contexto globalizado.

Para as organizações, as implicações resultantes desseprocesso de globalização são imensas. A título de exemplo, pode-se citar a necessidade de disponibilização de maneira tempestiva informações confiáveis e acuradas voltadas para as tomadas de decisões, visando a implantação de uma concepção direcionada para uma gestão estratégica, buscando a continuidade e o crescimento da organização.

Neste contexto, a tecnologia está revolucionando o modelode competição das organizações. A produção flexível e a redução do tempo de respostas, oriundas de desenvolvimentos tecnológicos estão sendo consideradas novas fontes de vantagens competitivas.

Sobreviver, conquistar participação de mercado e satisfazer as necessidades dos clientes não é tarefa fácil para as organizações de um modo geral, cuja principal preocupação deve ser não somenteconquistar, mas manter clientes. Agilidade, precisão, intuição, flexibilidade são requisitos imprescindíveis na implantação de uma estratégia empresarial.

As conseqüências desse processo têm impacto considerável no dia-a dia da gestão empresarial e a competitividade conduz a empresa à busca pela eficácia organizacional. Essa mudança de comportamento traduz a mais nova e poderosa maneira degerir negócios, forma emergente que requer agilidade e recursos permitindo uma maximização do desempenho empresarial.

Nesse sentido, a contabilidade contribui substancialmente fornecendo informações relevantes aos seus diversos usuários. Sob o enfoque da contabilidade gerencial as informações de custos tem papel preponderante no processo decisório.

A informação de custos uma dasbases mais importantes da contabilidade gerencial incrementou a ligação da contabilidade com outras disciplinas e gerou novos paradigmas na gestão empresarial. A busca de respostas cada vez mais precisas para os problemas das empresas fez crescer as discussões e a pesquisa em torno da apropriação e da utilização de custos.

É importante salientar que um dos produtos da contabilidade decustos, consiste na identificação e na classificação dos custos em diretos e indiretos, observando a maneira mais eficaz de apropriação. Partindo desse suposto, o princípio da causação (ou respeito ao princípio causal), defende que quem causou o custo deve absorvê-lo em sua plenitude, uma vez que é relevante reunir esforços voltados para o objetivo de alocar custos com a maior fidelidade possível aosportadores finais.

O objetivo deste trabalho é estudar as relações existentes entre o principio da causação e a classificação dos custos em diretos e indiretos.

DESENVOLVIMENTO

Conceitos

É um segmento de trabalho da área financeira que acumula, identifica, analisa e traduz os custos dos produtos fabricados, dos estoques, dos diversos segmentos a organização, dasatividades de operacionalização e de distribuição.

Um sistema de contabilidade de custos adotado por uma empresa precisa ser compatível com sua estrutura organizacional, seus procedimentos de manufatura e o tipo de informações sobre custos que a administração deseja.

Todavia, qualquer que seja o conceito de contabilidade de custos utilizado, ele identifica o registro, acumulação eorganização dos custos relativos às atividades
Operacional do negócio e auxilia a administração no processo de tomada de decisões e de planejamento.

Classificação de Custos

Em um processo de tomada de decisão, são considerados os seguintes tipos:

Custos Fixos: São os custos que, embora tenha um valor total que não se altera com a variação da quantidade de bens ou serviços produzidos, seu...
tracking img