Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
]

















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................6

REFERÊNCIAS............................................................................................................7









INTRODUÇÃO



O instrumento serve para orientar o processo de controle gerencial de gastos.
Tal controle tem asseguintes utilidades:
• Permitir conhecer os custos de produção e melhor se programar para a aquisição de matéria-prima, pagamento de fornecedores e de pessoal da empresa;
• Oferecer indicativos para se comparar a realidade com o orçamento, verificar possíveis desvios e preparar ações corretivas;
• Orientar na melhor aplicação dos recursos financeiros da empresa, evitando a tomada deempréstimos ou o não cumprimento dos compromissos assumidos pela empresa.
Calculando os custos de produção e as despesas da empresa, dá-se o primeiro passo para conhecer sua realidade e, desta forma, melhor controlá-la para manter o equilíbrio financeiro.
O controle gerencial de gastos deve partir da mensuração sistemática dos custos e despesas da empresa e chegar ao controle da variação ocorrida noúltimo período. Caso haja variações significativas e não explicadas por fatores conhecidos, deve-se procurar ajustar os gastos ao padrão de comparação, através de ações gerenciais. Uma técnica simples, e extremamente poderosa para o controle de gastos, é a visualização gráfica das variações ao longo do período.

desenvolvimento

1. Identificação dos Gastos da Empresa
1.1 Conceito de Gasto eexemplos;
O gasto pode ser definido como o dispêndio financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer. Dispêndio esse, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos; ou seja, só existe o gasto no ato do reconhecimento contábil da divida adquirida ou na diminuição dos ativos dados em troca.
O custo, em sua essência, é um gasto quando de sua utilização nosfatores de produção de bens e serviços. O consumo de energia elétrica, por exemplo, é um gasto na hora de seu consumo. Quando destinado (rateado) à produção de um bem ou serviço final, tornando-se custo segundo o “Princípio da Causação”, onde o custo é atribuído ao seu portador final (bem ou serviço).
As despesas, assim como os custos, foram ou são gastos. Porém há gastos que, muitas vezes, não setransformaram em despesas, por exemplo, elemento do Ativo Permanente Imobilizado, como terrenos, que não são depreciados, mas  na sua manutenção será uma despesas no ato da venda. Isto facilita verificar a definição de despesas como aqueles itens que diminuem o Patrimônio Líquido e que consequentemente têm essa característica de ser um dispêndio no processo de aquisição das receitas. Mas e o“Custo das Mercadorias Vendidas” representa um dispêndio na apuração da receita? De fato sim, no entanto, de acordo com o autor Eliseu Martins, a terminologia é errada e deveria ser chamado de “Despesas das Mercadorias Vendidas”, por se tratar de um elemento redutor na apuração de resultado.
O gasto pode se transformar em uma despesa, sem ter sido anteriormente custo, o exemplo são as depreciações dasmáquinas, onde a sua aquisição inicialmente é classsificada como um gasto para empresa, ao passsar do tempo com o desgaste (depreciação), tornam-se despesas.
Em suma, todos os custos que foram ou são gastos se transformaram ou transformarão em despesas, quando da entrega ou consumo de bens ou serviços para obtenção de receita. Vários gastos são transformados diretamente em despesas, sem...
tracking img