Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------- 3

REFERENCIAL TEÓRICO ------------------------------------------------------------------------- 5

MÉTODOS DE CUSTEIO UTILIZADOS PELAS EMPRESAS ----------------------------- 8

ENTREVISTA -----------------------------------------------------------------------------------------12

REFERÊNCIAS --------------------------------------------------------------------------------------- 15

Contabilidade de Custos

Você deverá utilizar os conteúdos abordados nas tele-aulas e no material didático para desenvolvimento de uma produção textual com o título:

|“Contabilidade de Custos: conceitos, características e utilização.” Sugestões para o desenvolvimento daatividade: |

a) Inicialmente, desenvolva o referencial teórico trazendo os principais conceitos sobre a Contabilidade de Custos, desde a origem histórica até as principais terminologias utilizadas.

o desenvolvimento da Contabilidade de Custos teve a Revolução Industrial como propulsora, abrindo um novo campo de aplicação de conhecimento,outrora conhecido por Contabilidade Industrial. A contabilidade que até então tinha como foco principal a avaliação de estoques para as diferentes técnicas de custeio, passou por várias reformulações até que no século XX começaram a surgir às novas técnicas e teorias de gestão contábil, primeiramente na Europa e posteriormente nos Estados Unidos.
A contabilidade em seus aspectos visa àmanutenção de contas, ou seja, do registro em unidades monetárias, dos movimentos de valores relativos à atividade econômica. Qualquer que seja essa atividade, ou a técnica utilizada, as funções básicas da contabilidade permanecem as mesmas: conservar um retrato dos fatos econômicos, registrando-os e constituir um instrumento de controle, classificando-os.
Dentre essas váriasramificações, este estudo tem por objetivo enfocar a Contabilidade de Custos em seus aspectos conceituais e organizacionais.
Em meados de 1925, acreditava-se que todos os procedimentos de contabilidade gerencial haviam sido esgotados, contudo, essas mudanças foram acontecendo de forma gradativa ao longo de cem anos, período em que houve o boom industrial, e posteriormente ganhado forma com oadvento do capitalismo. Desde a montagem das tecelagens no início do século XIX até a criação de empresas multidivisionais no século 20, estes processos foram aperfeiçoados pelos administradores para atender a demanda das informações sobre eficiência e rentabilidade da atividade administrada, o que alavancou o desejo de aumentar as oportunidades de ganho nas hierarquias.
No entanto, atéeste período de 1925, as informações usadas pelos administradores se baseavam em informações sobre processos, transações e eventos, que produziam os números financeiros. Entre os anos 60 e 70, esses profissionais passaram a se guiar por dados reunidos em informes financeiros externos e gerenciavam pelos números.
Antes de 1880, todas as informações de custos de conversão usadas eramrelevantes a todas as decisões gerenciais e acabavam por afetar a eficiência e, consequentemente, os lucros globais. Com isto, as indústrias passaram a apostar numa economia de escala, reduzindo os custos unitários pelo aumento da produção de um produto, a fim de alcançar o sucesso. O monitoramento desta economia se dava pela coleta de informações de custos de conversão de cada processo da firmajá as informações de custos de diferentes produtos eram supérfluas por consumir recursos uniformes em cada um dos seus processos.
Após esta data, os administradores perceberam que era preciso algo mais do que as informações sobre a eficiência de seus processos internos, e buscaram utilizar recursos contábeis, como por exemplo, preços de transferência de orçamentos, que mediam o...
tracking img