Contabilidade de custos - atps estapa 01

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade de Custos

Atividades Práticas
Supervisionadas
Etapa 1

ETAPA1

Aula-tema: Fundamentos da Contabilidade de Custos.

Esta atividade é importante para que você compreenda as principais terminologias contábeis na área de custos, e identificar os principais princípios contábeis que regem a contabilidade de custos.

Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.PASSOS

Passo 1 - Escolha a sua equipe de trabalho, que deverá ter no mínimo três e no máximo cinco componentes. Entregue ao seu professor os nomes, RA e e-mail dos alunos.

Passo 2 - Pesquise sobre os princípios fundamentais de contabilidade (PFC) aplicados na área de custos, pelo menos em quatro bibliografias diferentes. Observe as convergências dos autores sobre o tema. Utilize uma laudapara esta pesquisa.

Passo 3 - Entregue a atividade ao professor da disciplina.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
APLICADOS NA ÁREA DE CUSTOS.

Princípio da competência dos exercícios

1. Pelo princípio contábil do regime de competência, toda despesa deve ser reconhecida como tal ocorre o fato gerador da despesa, ou seja, quando o bem é consumido, independentemente de quando ocorreseu pagamento.
Exemplo: A folha de pagamento de um determinado mês, normalmente, é paga até o quinto dia útil do mês seguinte. Independentemente de quando ocorre o pagamento, a despesa com salários será reconhecida no mês que provocou a despesa, ou seja, o mês em que os empregados efetivamente trabalharam (fato gerador).

Bibliografia: Contabilidade de Custos - Vicente Carioca.

2. Princípioda competência tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas no período a que competem, independente da sua realização em moeda.

Bibliografia: www.sebraesp.com.br

3. O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem. Por este princípio, asreceitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. A COMPETÊNCIA é o Princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformar-se em elemento modificador do Patrimônio Líquido.
Bibliografia:www.portaldecontabilidade.com.br

4. Esse princípio demonstra, em resumo, que as receitas e os custos são atribuídos aos períodos de acordo com a real incorrência dos mesmos, isto é, de acordo com a data do fato gerador, e não quando são recebidos ou pagos em dinheiro. Através desse princípio, a folha de pagamento dos operários relativa ao mês de dezembro, suponhamos, será considerada como despesa de dezembro, mesmoque, na prática, o pagamento só seja efetuado nos primeiros dias de janeiro. No ato gerador da despesa é o serviço prestado pelos operários, e não o pagamento do salário.
Bibliografia: www.professorleo.com.br
A confrontação da despesa

1. Quando as despesas ocorrem no processo de produção, que, como já sabemos, recebe o nome de custos, servirão ao propósito de gerar um produto acabado. Taiscustos não estão de fato sendo consumidos, pois, na verdade, se incorporam ao produto. Por essa razão, o valor contabilizado no estoque de produtos acabados é exatamente igual à somatória de todos os custos que foram necessários para gerá-lo (inclui: materiais, energia elétrica, mão-de-obra etc.).
O entendimento é que os custos empregados no processo de produção somente podem ser conduzidos contra oresultado, quando os produtos que eles geraram forem efetivamente vendidos, ou seja, quando a receita com a venda do referido produto se realizar. Enquanto isso não ocorre, figuram no valor do estoque do produto acabado.

Bibliografia: Contabilidade de Custos - Vicente Carioca.

2. Toda despesa diretamente delineável com as receitas reconhecidas em determinado período, com as mesmas deverá...
tracking img