Contabilidade de custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A Contabilidade de Custos destina-se ao fornecimento de informações aos gerentes, isto é, as pessoas que estão dentro da organização, que dirigem e controlam operações desta.
A contabilidade de Custos provê as informações essenciais com que as empresas são efetivamente geridas, enquanto a contabilidade financeira proporciona os parâmetros pelos quais o desempenho passado de umaempresa é avaliado.
Por estar voltado aos gerentes, qualquer estudo sobre contabilidade de custos deve ser precedido de algum conhecimento do que os gerentes fazem das informações de que precisam e do ambiente empresarial como um todo.
A contabilidade de custos pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos etratados na contabilidade financeira, na própria contabilidade de custos, na análise financeira de balanços, etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo de decisório.
A contabilidade de custos, num sentido mais profundo, está voltada única eexclusivamente para a administração de empresa, procurando suprir informações que se adéquam de maneira válida e efetiva no modelo decisório do administrador.
A contabilidade de custos também se vale, em suas aplicações, de outros campos de conhecimento não circunscritos a contabilidade. Atinge e aproveita conceitos da administração da produção, da estrutura organizacional, bem como daadministração financeira, campo mais amplo, no qual toda a contabilidade empresarial se situa.

2. DESENVOLVIMENTO

Identificação dos Gastos da Empresa
Gasto
Sacrifício financeiro com que a entidade arca para obtenção de um produto ou serviço qualquer. Sacrifício este representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmentedinheiro). É o ato primeiro, anteveem a despesa, ao custo, a imobilização etc.
Esse conceito é amplo e se aplica a todas as variações monetárias (saídas) ocorridas na entidade, sendo aplicável também a aquisição a prazo. Assim, temos gasto com a compra de matéria-prima, gastos com mão-de-obra, tanto na produção como na distribuição, gastos com honorários da diretoria, gastosna compra de um bem imobilizado etc.
Só existe o gasto no ato da passagem para a propriedade da empresa do bem ou serviço. Ele efetiva-se no momento em que existe o reconhecimento contábil da dívida assumida ou da redução do ativo dado em pagamento (redução do saldo do caixa, do banco etc.).
Exemplos:
• Gasto com mão-de-obra (salários e encargossociais) = aquisição de serviços de mão-de-obra.
• Gasto co aquisição de mercadorias para revenda.
• Gasto co aquisição de matérias-primas para industrialização.
• Gasto com energia elétrica = aquisição de serviços de fornecimento de energia.
• Gasto com aluguel de edifício (aquisição de serviços).
• Gasto com Reorganização Administrativa (serviço).

O gasto, por sua natureza,pode ser definido como gasto de investimento, quando o bem ou serviço for utilizado em vários processos produtivos, e como gasto de consumo, quando o bem ou serviço forem consumidos no mesmo momento da produção ou do serviço que a empresa realiza. Dependendo da destinação do gasto de consumo, ele poderá converter-se em custo ou despesa. O mesmo acontece com o gasto de investimento: à medida que oinvestimento for sendo consumido ele poderá transforma-se em custo ou despesa, dependendo do objeto onde estará sendo aplicado. Podemos citar como exemplo: gasto com a aquisição de uma máquina para a produção, primeiramente ela será ativada, sendo que gradativamente sofrerá redução em seu valor (desgaste), fenômeno que é dado o nome de depreciação, tornando-se neste momento um custo de produção....
tracking img