Contabilidade de custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Contabilidade de Custos
25/05/11

RESUMO

A contabilidade de custos é um ramo da contabilidade que nos mostra informações capazes de auxiliar no gerenciamento de diversos níveis de entidades. Auxilia na determinação de desempenho e de planejamento gerencial, no controle das operações e na tomada de decisão, tornando possível a alocação do melhor critério para seatribuir nos custos de produção. A contabilidade de custos consiste em coletar, classificar e registrar os fenômenos internos e externos que ocorrem em diversas áreas da empresa (área de produção, comercial, administrativa e financeira) facilitando o cálculo do custo do produto ou serviço vendido e ao término do processo obtendo o valor real do custo de fabricação. A contabilidade de custos requer aexistência de alguns métodos de custeio que permite alocar seu preço final de custo. Os principais métodos de custeio são: custeio por absorção, custeio variável ou direto, custeio padrão, custo ABC e gestão econômica ou GECON. Em uma economia de alta competitividade e elevada carga tributária, as empresas estão adotando um gerenciamento diferenciado, um gerenciamento que utiliza o método deanálise e controle de custos. Pois é através das informações que ela nos proporciona que somos capazes de analisar e gerenciar com mais coerência e eficácia, visualizando as tendências do mercado, seus preços de venda, gastos, despesas e possibilitando um investimento futuro e decisivo para vida empresarial.

Palavras-chave: Contabilidade de Custos, Métodos de custeio, Análise e controle de custos.1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo evidenciar os conceitos da contabilidade de custos, seus métodos de custeio e análise e controle de custos.

A contabilidade de custos tem como seu objeto atribuir o melhor método de custeio e levantar o gasto do produto ou serviço vendido. Ela foi desenvolvida para fornecer informações competentes para um gerenciamento de altacapacidade de gestão, além de cumprir uma exigência fiscal. É um valioso instrumento de gestão, pois possibilita gerenciar e atribuir decisões coerentes e eficazes a diversas entidades. A contabilidade de custos como parte do sistema de informação contábil, tem como propósito determinar o custo do estoque e dos seus bens produzidos. Um controle mais eficaz do financeiro dos ativos relacionados com aprodução e o estoque, representados pela aquisição, fabricação e manutenção desses estoques. Na competitividade de vendas que vivemos hoje em dia, a redução de custos é considerada fundamental. Conhecer e acompanhar a evolução do custo é aumentar a competitividade, a rentabilidade e a viabilidade econômica da empresa, buscando com isso o seu crescimento sustentado e imbatível.

2 ESTOQUES DEPRODUTOS ACABADOS
 No final de cada exercício, as empresas devem inventariar seus estoques de materiais (matérias primas, materiais de embalagem, etc.), produtos acabados e em elaboração, serviços em andamento e mercadorias para revenda. Tal inventário deve ser escriturado no “Livro de Registro de Inventário”, sendo que devem ser observadas as prescrições fiscais exigidas (ICMS, IPI e Impostode Renda).

2.1 INVENTÁRIO DE ESTOQUES
As empresas devem inventariar seus estoques de materiais, produtos acabados e em elaboração, serviços em andamento e mercadorias para revenda. Tem como obrigação exigida pelo Fisco de levantar os estoques e escriturar no “Livro de Registro de Inventário”. O custo das mercadorias revendidas e das matérias-primas utilizadas será determinado com base emregistro permanente de estoque ou no valor dos estoques existentes. O valor dos bens existentes no encerramento do período-base poderá ser o custo médio ou dos bens adquiridos ou produzidos mais recentemente.
Segundo o RIR RIR/1999 no art. 294:

Art. 294. Os produtos em fabricação e acabados serão avaliados pelo custo de produção (Lei nº 154, de 1947, art. 2º, § 4º, e Lei nº 6.404, de...
tracking img