Contabilidade de custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Desde a remota antiguidade o homem tem buscado na natureza, substâncias que possam auxiliar no embelezamento do corpo humano, assim como, pele, cabelos entre outros cuidados. Com o desenvolvimento da indústria de cosméticos, estes produtos foram relegados a segundo plano. Porém, notando o prejuízo causado pelo uso abusivo de algumas substâncias, o homem voltou a se interessarpor produtos naturais, que causa menor impacto a saúde e ao meio ambiente. Em tempos de tecnologia avançada, sofisticadas e processos avançados de automatização, haverá aquelas que possam ver na manipulação de cosméticos, com suas técnicas artesanais de produção, um retrocesso ou uma volta ao passado. A razão é obvia, a manipulação resgata a presença e a essencialidade do especialista,possibilita o profissional da química a personalização da fórmula e fornece ao cliente um medicamento sob medida, individualizado.

O principal motivador para produzir sabonetes líquidos sintéticos ou naturais e shampoos, consiste em atingir um mercado crescente desses produtos, além da facilidade, melhores condições de preservação após iniciado seu uso e maiores condições de higiene, no caso dosabonete líquido, quando o produto for utilizado coletivamente.

No decorrer deste trabalho, mostraremos todo processo desde a formulação até o custo final desses dois produtos, shampoo e sabonete líquido, que serão o carro chefe de nossa empresa.

























As principais formas com que os sabonetes são apresentados :

Sólidos, líquidos oupastosos. Cada um deles tem uma finalidade específica, sendo os sabonetes sólidos mais utilizados no banho e para lavar mãos, rosto e regiões íntimas; os sabonetes pastosos são utilizados principalmente para fazer a barba e depilações; os sabonetes líquidos podem ser utilizados para todos os fins e a cada ano vem sendo mais utilizados, principalmente em banheiros públicos devido a questões dehigiene.


Sintéticos: são os sabonetes produzidos a partir de compostos previamente processados a partir do petróleo ou de plantas.

Naturais: são os sabonetes produzidos por reação direta entre óleos e um álcali.
Entre as vantagens de se produzir sabonetes líquidos sintéticos podem-se citar:
Controle do pH: permitem fácil controle do seu pH para que fique próximo ao da pelehumana, neutro ou mesmo básico.

Viscosidade: podem-se obter sabonetes bastante líquidos, densos ou na forma de gel.

Aditivos: os aditivos, como extratos glicólicos, essências e corantes, entre outros, são facilmente incorporados.

Custo: o custo da matéria prima para a fabricação de sabonetes líquidos sintéticos são relativamente baratos.

Preparo: o processo deprodução dos sabonetes líquidos sintéticos é fácil e rápido.
Entre as vantagens de se produzir sabonetes líquidos naturais podem-se citar:

Textura: os sabonetes líquidos apresentam textura inigualável.

Ressecamento: naturalmente mantêm a umidade da pele sem causar ressecamentos.

Viscosidade: apresentam uma viscosidade intensa e adequada ao uso sem a necessidade dese acrescentar sais.
Custo: o custo de produção é mais baixo que o do sabonete líquido sintético.

Valor: o processo de produção dos sabonetes líquidos não é fácil nem rápido, contudo agrega mais valor ao produto final.

OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO SABONETE LÍQUIDO

Os sabonetes líquidos são produzidos para atingir determinados objetivos quanto à suavidade,capacidade de limpeza, espuma, entre outras propriedades e são chamados de sabonetes líquidos finos ou naturais.
Nos sabonetes líquidos, o grande segredo de sua fabricação está na escolha da mistura de óleos e gorduras que serão utilizados em sua formulação, no processo de fabricação e na qualidade das matérias primas. Faremos aqui uma breve descrição dos principais componentes dos sabonetes...
tracking img