Contabilidade de custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
















CICLO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS






































CICLO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS














Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina Contabilidade de Custos.


Prof. Joenice


















SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO.........................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................6
2.1 IDENTIFICAÇAO DOS GASTOS DAEMPRESA.................................6
2.2 SEPARAÇAO DOS GASTOS EM CUSTOS E DESPESAS.................7
2.3 CLASSIFICAÇAO DOS CUSTOS.........................................................9
2.4 APURAÇAO DOS CUSTOS DE PERIODO........................................12

4 CONCLUSÃO.........................................................................................17REFERÊNCIAS.........................................................................................18






































1. INTRODUÇÃO


Para a contabilidade os custos e as despesas são categorias inseridas no conceito de gastos. Sendo o seu conceito todo o dispêndio financeiro para a obtenção de produtos ou serviços.
Gastos são todos os sacrifíciospara aquisição de um bem ou serviço, com pagamento no ato (desembolso) ou no futuro (divida). Um exemplo seria o pagamento da conta de energia elétrica de uma empresa.
Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, tem de arca a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização deum produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços. A contabilidade gerencial incorpora esses e outros conceitos econômicos para fins de elaborar relatórios de custos de uso da gestão empresarial. Um exemplo de custos é a compra de maquinas e matérias primas para a produção de um bem.
As despesas são gastos reconhecidos no ato da venda. É um dispêndiono processo de aquisição de receita. As despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens de capital. Basicamente, os sistemas de custeio compreendem a associação de um princípio com um método de custeio.
Existem três princípios de custeio: absorção total, absorção parcial e custeio variável. Os três tratam da mesma forma os custosvariáveis, porém diferem quanto aos critérios utilizados na alocação dos custos fixos. No custeio por absorção total todos os custos fixos são distribuídos à produção do período; no custeio por absorção parcial somente uma parcela ideal (normal) dos custos fixos é distribuída à produção; e no custeio variável os custos fixos não são considerados.

Custos Diretos, Indiretos, Fixos eVariáveis, Diretos e Indiretos dizem respeito ao relacionamento entre o custo e o produto feito: os primeiros são fácil, objetiva e diretamente apropriáveis ao produto feito, e os indiretos precisam de esquemas especiais para a alocação, tais como bases de rateio, estimativas, etc. Custos Fixos e Variáveis são uma classificação que não leva em consideração o produto, e sim o relacionamento entre o valortotal do custo num período e o volume de produção.
Pode-se utilizar o custeio variável para decisões de curtíssimo prazo, enquanto que para a formação de preços, para decisões a médio e longo prazo utiliza-se o custeio por absorção parcial. Já o custeio por absorção total é obrigatório para fins fiscais.



































2....
tracking img