Contabilidade de custo - ovos de páscoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa irá esclarecer a formação do preço de um produto, mostrando como fazer o cálculo do preço de custo para chegar ao melhor preço de venda, usando uma linguagem simples para facilitar o entendimento dos interessados.
Dentro da linha de pesquisa denominada “Gestão de custos” observou-se que a formação do preço de um produto é uma dificuldade que a maioriadas pequenas e médias empresas enfrentam e, para evitar que isso aconteça é necessário conhecer a estrutura básica da formação de preço com base no custo que a empresa terá para produção do produto (Osnir Moura Ribeiro, 1997).
O conhecimento em Contabilidade de custos é de extrema importância para a formação de preço, principalmente de um produto fabricado, para as empresas se tornaremcompetitivas e continuarem atuantes no mercado (Michael Maher, 2001).
Este trabalho irá abordar a contabilidade de custos como ferramenta para constituir uma linha de produção rentável, podendo englobar desde o produto mais simples até um produto de natureza mais complexa e é destinado a todas as empresas e pessoas que agregam qualquer valor a um bem para a fabricação e comercialização do mesmo.A pesquisa será realizada através de livros que tratam da contabilidade de custos, artigos de internet e uma pesquisa de campo de uma produtora caseira de ovos de páscoa e colaborará com orçamentos, formação de preço e avaliação e corte de gastos desnecessários que influenciam na formação de preço do produto acabado e será destinado a todas as pessoas que pretendem exercer essa atividadeprodutiva na Páscoa.
O objetivo é demonstrar neste trabalho a importância dos dados que a Contabilidade de Custos traz para a administração da empresa e como podem ser primordiais e altamente influentes na tomada de decisão sobre os preços de venda e adequar-se as necessidades do mercado (Michael Maher, 2001).
Somente um preço de venda adequado às necessidades do mercado pode permitir que aempresa sobrevivesse no meio competitivo que o mundo vive atualmente (Eliseu Martins, 1998).
Para que uma empresa seja bem administrada é preciso saber entender bem sobre a contabilização dos custos de produção, custos fixos e variáveis devem ser bem contabilizados para se chegar a um total final (Michael Mader, 2001).
Para se chegar ao custo final da produção é preciso conhecer o totalde despesas e o total de produtos fabricados, cálculos esses de extrema importância para prever a viabilidade econômica do projeto. Por meio das análises de custos é possível prever retorno de investimento, margem de lucro e preço e custo por unidade de produto, é através dessa análise que iremos conduzir nosso trabalho (Osnir Moura Ribeiro, 1997).

2 DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO

A áreacontábil vem sofrendo transformações ao longo de sua história para se adaptar com as necessidades das organizações que produzem e comercializam bens e serviços.
O surgimento da contabilidade de custos foi resultado da necessidade de uma contabilização de estoques mais eficiente, pois estes estavam se tornando cada vez mais complexos com o surgimento das indústrias e com isso a contabilidade em usona era mercantilista se tornou ineficiente para a era industrial.
Até a Revolução industrial, (século XVIII), praticamente existia somente a então denominada contabilidade Financeira ou Geral, pois a sociedade explorava com mais intensidade a atividade comercial ou mercantilista, a produção era feita em pequena escala, de acordo com o número populacional e consumo da época, e essa produçãoera realizada por pessoas comuns, ou seja, não existiam unidades produtoras constituídas de pessoas jurídicas que fossem possuidoras de um estoque que exigissem uma contabilidade específica para sua contabilização. A contabilidade geral contabiliza os estoques através da seguinte equação:
EI + C – EF = CMV
Onde, EI representa a quantidade inicial do período de apuração da...
tracking img