Contabilidade de custo cachorro quente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Há décadas, a produção de cachorro-quente vem se destacando na economia brasileira. O comércio de alimentos em praças, avenidas e ruas, tende a gerar empregos e ser a fonte de renda de um grande número de pessoas ou até mesmo famílias. Diante dos fatos anteriormente destacados, o governo e os sindicatos se mostram muito interessados em incentivar eregularizar a categoria, tanto na área comercial como na área da indústria de alimentos.


O comércio em vias públicas do cachorro-quente possui diversas variáveis, sendo a mais relevante o seu preço. Este fato pode ser gerado por diversos fatores ligados à produção e ao consumo. A produção varia de acordo com o consumo e consequentemente, o valor investido nosingredientes, chamados de custos diretos e indiretos utilizados na sua produção, fator este, predominante, pois o custo de aquisição dos insumos (ingredientes) é determinado pelo mercado, bem como, o fluxo do consumo do cachorro-quente, pode variar de acordo com o preço ou a demanda do produto.


A prática da venda do cachorro-quente pode se bem estruturada, tornar-se um bominvestimento ao empresário. O negócio pode prosperar, trabalhando de forma individual ou coletiva, porém necessita-se adquirir conhecimento na área. Entidades oferecem cursos, nas áreas de produção, comercialização e controle de custos de diversos ramos de atividade.


Este estudo tem como objetivo a analise dos custos diretos e indiretos na produção e comercialização decachorro-quente, em épocas distintas e a sua relação com o preço de venda. Portanto, o objetivo do estudo será demonstrar a oscilação do preço de venda do cachorro-quente e das bebidas, bem como a importância da utilização da contabilidade de custos na obtenção de informações mais precisas para uma melhor tomada de decisão.

É o ramo da funçãofinanceira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos estoques, dos serviços, dos componentes de organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição, para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisões e de planejamento.Nessa mesma perspectiva Martins (2006, p. 84) explica que: "quaisquer que sejam as formas de apropriação dos custos é fundamental lembrar sempre que a Contabilidade Financeira "entrega " à de Custos certo montante de custos de produção do período, e a Contabilidade de Custos "devolve" à Financeiros produtos acabados".


A Contabilidade deCustos é, portanto, uma importante ferramenta para avaliar consequencias a curto e/ou longo prazo, sobre medidas a serem tomadas em relação à fabricação, seja em gastos fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, ou ainda administrativos. Seu objetivo principal será determinar o custo de cada produto vendido.


2.2.1 Conceitos de custos

O conhecimentoadequado dos gastos dentro da organização vem aumentando devido à competitividade nos mercados e nos diversos ramos de atividade. A classificação e o tratamento correto são cada vez mais analisados de forma alcançar o seu real valor para a empresa. Conforme Martins (2003, p. 25), "custo p o gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens eserviços". Portanto, o seu conhecimento no momento da utilização dos fatores de produção, é imprescindível.

Padoveze (2004, p. 270) comenta sobre custo:

Custo são gastos, que são investimentos, necessários para produzir os produtos da empresa. São gastos por ela efetuados que farão nascerem os seus produtos. Portanto,...
tracking img