Contabilidade custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Temos observado que é muito comum encontrar empresários do segmento da prestação de serviços que apresentam dificuldades na Gestão dos Custos em suas empresas. Essas dificuldades caracterizam-se por vários motivos. Alguns deles são: • o desconhecimento de como devem fazer para saber sobre os custos dos serviços; • a consideração de que é muito trabalhoso, difícile complicado controlar, acompanhar e tomar decisões em relação aos custos dos serviços oferecidos; • o pensamento de que nem sempre isso ajuda a ganhar mais dinheiro. Esta situação é muito preocupante, pois qualquer atividade empresarial “tocada” sem que seus proprietários tenham domínio sobre os custos do negócio, está sujeita a situações muito desfavoráveis, que podem até levar ao fechamento daempresa. O objetivo deste texto é reverter esse quadro, contribuindo para que os empresários do segmento de prestação de serviços adquiram o domínio dos custos dos serviços que são prestados. Possuir o domínio sobre os custos da empresa é importante pelo menos por três razões: • identificar e saber quanto custam os serviços oferecidos; • tomar as decisões mais adequadas no enfrentamento daconcorrência; • conhecer os resultados obtidos com as vendas realizadas. Ressaltamos que o domínio dos custos não está restrito apenas ao controle (registros) dos valores gastos, muito embora seja esta uma etapa inicial e fundamental para a obtenção do domínio. Quem domina os custos da empresa, garante que seus gastos estarão sempre adequados ao tipo de negócio, mantém a produtividade em níveis aceitáveise reage adequadamente aos fatores de riscos e oportunidades que surgirem em seu segmento.

1

O que vende uma empresa de Serviços?
Uma Empresa Prestadora de Serviços é essencialmente entendida pela venda de trabalho, ainda que para executar esse trabalho também utilize materiais, produtos, peças, componentes etc. Parece simples, mas muitas pequenas ações precisam ocorrer para que istoaconteça minimamente bem e com certa rentabilidade, ou seja, lucro. Destas pequenas ações destacamos os controles e, inicialmente, vamos considerá-los como sendo os registros necessários para se conhecer os gastos que acontecem nas empresas. Mas se a questão dos custos é tão importante, por que não é praticada no dia-a-dia?

Muitos empresários alegam que não praticam o controle de custos porque: - Dáum trabalho danado.
Pode dar, mas ao conhecer algumas formas de controlar e depois de tornar isso uma rotina, é possível reduzir a trabalheira e ainda gostar do que estará sendo feito, afinal o conhecimento sobre a empresa estará aumentando.

- É difícil.
Pode ser, mas apenas no começo, pois será uma novidade para quem nunca fez. E sempre que mudamos algo em nossas vidas precisamos terpersistência para que isso seja incorporado em nossas ações do dia-a-dia.

- Não sabe como fazer.
Em parte isto é verdade, mas até o momento em que descobrir uma maneira de fazer. Para isso, é preciso buscar informações, aprender e aplicar na empresa.

- Isso nunca faz com que se ganhe mais dinheiro:
Mas ajuda a não perder dinheiro. É preciso saber usar os controles para ganhar mais dinheiro, ounão permitir a sua perda. Os controles na empresa servem justamente para que se saiba mais a respeito do que vem acontecendo e com isso resolver problemas ou melhorar ainda mais se estiver tudo bem. Isso é domínio.

O dia-a-dia dos empresários dos pequenos negócios é repleto de muitas atividades e é aí que se encaixa a famosa frase popular do futebol que esclarece bem a ilustração: o empresáriotem que cobrar o escanteio, correr para cabecear e marcar o gol.

2

Afinal, porque estamos insistindo tanto na importância de se conhecer os custos da empresa?
Para deixar você mais confortável, disposto e interessado em ler o que apresentaremos sobre como controlar e ter domínio em custos. Vamos nessa? Pois bem, quando falamos em Custos, o que é que vem primeiramente em nossa mente?...
tracking img