Contabilidade custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTABÉIS

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.







Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre a atividade de uma empresa no Distrito Industrial , no qual utiliza o método de tratamento de água bruta paraobtenção do vapor condensado, tão necessário para manutenção do trabalho de refinamento tão próprio para o funcionamento dos derivados de Petróleo. Assim sendo, tem-se a proposta de analisar econômica e financeiramente um projeto de restituir a possibilidade de tratar parte do rejeito de água, diminuindo custo operacional com todos os ativos usados, visto que tal empreendimento já foi realizado com sucessoem outras filiais desta empresa.

Problema de pesquisa

No tratamento de água para geração de vapor, um fator de altíssima importância é a pureza da água de alimentação da caldeira. Quando o tratamento é efetuado de forma ineficaz os parâmetros básicos saem de especificação gerando grandes danos aos equipamentos, instalações e/ou pessoas. Em caldeiras de baixa pressão esses parâmetros sãobastante maleáveis (como exemplo podemos citar as caldeiras utilizadas em hotéis, que são alimentadas com água da concessionária – normalmente sem tratamento prévio), mas em caldeiras com uso industrial, e principalmente com o aumento da classe de pressão, a pureza da água de alimentação é de importância mister. Os parâmetros passam a ser bastante restritivos, tanto pelo estudo técnico parametrizadoas características mínimas que a água deve possuir quanto pela fiscalização do Ministério do Trabalho zelando pela segurança dos operadores de caldeira.
Em nosso artigo estamos analisando um sistema de geração de vapor com a pressão de 17,5 kgf/cm2. Em caso de explosão de tubulão (parte que armazena água na caldeira) o vapor se expande em torno de 1.600 vezes, o que provoca de modo geral umadestruição considerável no entorno da mesma. Essas explosões, embora não tão comuns em caldeiras de alta pressão em função da alta qualidade da água de alimentação das mesmas, podem ser causadas pela má qualidade da água de alimentação.
Há um micro-ambiente bastante restritivo no sistema físico-químico da caldeira. As temperaturas do tubular, na pressão supracitada, chegam a 220ºC e após osuperaquecedor o vapor chega a 350ºC. Partículas sólidas que porventura adentram esse micro-ambiente podem danificar seriamente o equipamento. Incrustações são bastante comuns em função de tratamentos ineficazes. Um “simples” pH desenquadrado pode deslocar esse micro-ambiente para a corrosão do sistema ou incrustação do mesmo. A corrosão fragiliza as ligas metálicas fazendo com que as mesmas rompam-se;incrustação gera um superaquecimento localizados provocando dilatações indesejadas, essas dilatações também fragilizam as ligas podendo romper-se facilmente. Vale salientar que o sistema de geração de vapor que estamos tratando é um dos menores da empresa estudada. Em outras unidades pressões de 42 kgf/cm2, 100 kgf/cm2 e 120 kgf/cm2 são comuns.
Pelo que já foi citado deve-se perceber que a qualidadeda água é um fator bastante importante no sistema de geração de vapor.
O vapor produzido na empresa estudada é da ordem de 45m3/h. Por experiência em outras unidades a recuperação de 45% deste vapor gerado é possível sem grandes problemas. Este vapor recuperado, sob a forma de condensado de vapor possui alta pureza (de forma macro trata-se de uma água destilada), com exceção de partículasferrosas que o vapor retira das tubulações e resíduo oleoso proveniente de máquinas e equipamentos. Esses contaminantes são removidos facilmente com filtros aramados e filtros de celulose.
Com tudo que fora citado acima se justifica tranqüilamente o projeto descrito neste artigo no que se diz respeito à função da recuperação do condensado.

OBJETIVOS

Identificar as variáveis para as quais os...
tracking img