Contabilidade como instrumento de gestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1439 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Como Instrumento De Gestão

Leonardo Maia Prim [1]
Airton Groh[2]
MSc. Micheli [3]
09/11/2011


Resumo
Este artigo demonstra a importância da contabilidade para o gerenciamento das empresas. Trata-se de assuntos fundamentais na contabilidade como fluxo de caixa, análise financeira para a tomada de decisão, demonstrações contábeis e técnicas para analisá-las e extrairinformações contidas nos relatórios contábeis. Diante desse contexto, apresenta também a evolução histórica dessa ciência que surgiu nos primórdios e foi sendo aperfeiçoada até os dias atuais como estratégia para as empresas. Com a finalidade de avaliar o patrimônio das entidades, analisando os resultados operacionais e não operacionais, para enfim definir a situação liquida da empresa.Palavras-chave: Contabilidade; Financeira; Empresas.


1. INTRODUÇÃO




A gestão contábil surgiu da necessidade dos gestores do patrimônio das entidades, geralmente pelos próprios proprietários, ou seja, não foi nenhum conceito filosófico ou força da legislação.


A história da contabilidade esta ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e deperpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos (MARQUES, 2010).


Após a época de caça, o homem voltou-se à organização da agricultura. A organização econômica acerca do direito do uso do solo, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riquezaindividual (MARQUES, 2010).


Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores (MARQUES, 2010).


Segundo Wagner Luiz Marquesa origem da Contabilidade está ligado a necessidade de registros do comércio. Há indícios de queas primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.


A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato.Mas as cobranças de impostos. (MARQUES, 2010).

Hoje no Brasil, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para empresas informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores.




1. O CONCEITO DE CONTABILIDADE



O conceito de contabilidade é cientifico é a ciênciaque estuda e controla os patrimônios das entidades. Mas também a contabilidade registra os fatos e gera informações do patrimônio da empresa.

O objetivo da contabilidade é o patrimônio, que é o conjunto de bens, direitas obrigações vinculadas a uma unidade administrativa e econômica. Para isso as informações deverão ser geradas para que os diversos usuários possam tomar conhecimento dasituação da organização em um dado momento. Assim tomando as decisões que consideram necessárias.


Segundo PARADA, os proprietários preocupados em ter um instrumento que lhes permitisse, entre outros benefícios, conhecer e controlar os ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações) conhecer os resultados operacionais e não operacionais (lucros ouprejuízos), obter informações sobre produtos e serviços, definir custos e preços dos produtos para venda ou revenda, e analisar a evolução de seu patrimônio (positivo ou negativo).




Segundo Júlio César Zanlucaa a contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude...
tracking img