Contabilidade comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO – UCDB

HENRIQUE EDUARDO GUEDES LOPES

BRASÍLIA – DF

HENRIQUE EDUARDO GUEDES LOPES

Relatório Técnico apresentado para fundamentação da aplicação das práticas e teorias contábeis envolvidas numa Contabilidade Comercial tomando com exemplo de estudo a Atividade – 1 de Práticas Integradoras II - UCDB
Professora: EloirTrindade Vasques Vieira

INTRODUÇÃO

A história da contabilidade remonta os primórdios da civilização humana, que, através de seus controles de alimentos e ferramentas já utiliza da disciplina mesmo que instintivamente.
Este artigo ultrapassa os tempos pregressos, de uma contabilidade anotada, (mesmo porque o advento da informática viria séculos à frente), em papiros, ou até mesmo nasprimeiras folhas de papel inventadas pelo homem. Mas, faz egrégia menção a grandiosa invenção do notável frade franciscano Luca Paccioli1, que talvez não tenha inventado, e, sim, aperfeiçoado, enxergado uma forma de ordenação das idéias, e uma lógica matemática para todo o processo.
Vivo hoje, com certeza o ilustre frade, não teria menção da grandeza que se tornou o seu invento, nem tão pouco daimportância que ardilosa disciplina trouxera ao mundo dos negócios, das pessoas físicas e jurídicas.
Adentrando ao assunto, o artigo em questão traz minuciosa teoria do que se trata a contabilidade, e, de maneira sutil repassa alguns de seus tópicos mais relevantes, uma vez que, cobrir todo o assunto levaria anos de estudos e com certeza não se chegaria a um final convincente.
A contabilidade oumétodo fundamental das partidas dobradas, onde, para todo crédito há pelos menos um crédito correspondente e vice e versa, tem sofrido diversas transformações através dos tempos, buscando se adaptar às novas políticas econômicas, e aos novos entendimentos de negócios. A figura do contador (profissional responsável pela contabilidade) não é meramente vista como a de um funcionário de setor, é tidahoje como parte principal da entidade, capaz de direcionar os negócios ao sucesso ou fracasso, seja qual for sua conduta ética.
O artigo trata de uma empresa de cunho comercial, onde a compra e revenda de mercadoria é sua principal atividade, passos para sua fundação e principais movimentações financeiras. Traz explicações de cada tópico, exemplificando através de relatórios práticos, a luz dalei 11.638 que alterou a disposição do balanço patrimonial, comentários sobre suas principais mudanças.


1. A EMPRESA E SUA CRIAÇÃO (Breve histórico)

Existem dois conceitos para caracterização de uma empresa, pois, sua existência é efetivada no conceito econômico e ratificada no conceito jurídico, Para Fábio Ulhoa Coelho2, “Empresa é a atividade econômica organizada para a produção oucirculação de bens ou serviços. Sendo uma atividade, a empresa não tem natureza jurídica de sujeito de direito nem de coisa. Em outros termos, não se confunde com o empresário (sujeito) e nem com o estabelecimento comercial (coisa).” Por outro lado a empresa tem sua conceituação jurídica uma vez que não se pode falar em personificação da empresa, sendo, portanto, uma atividade produtiva exercidapelo empresário.
Enfim a empresa comercial é aquela constituída como finalidade mercantil, com atividade tipicamente comercial, comprando e vendendo mercadoria sem qualquer transformação e com fins lucrativos caracterizada pela prática dos atos de comércio.
As empresas comerciais para o desenvolvimento de suas funções devem estar legalmente constituídas, em nosso caso, partiremos para aconstituição sociedades comerciais.
As atividades empresariais segundo o Novo Código Civil3 (01.01.2007) são as desenvolvidas na indústria, comércio e prestação de serviços em geral e para necessitam da figura do empresário (aquele que exerce profissionalmente atividade econômica para produção e circulação de bens ou serviços) devidamente inscrito na Junta Comercial.
A Junta Comercial é o órgão...
tracking img