Contabilidade comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
6 – Controle de Estoque

No inventário periódico, o controle é feito de períodos em períodos, no momento da apuração do resultado do exercício. Esse intervalo de tempo pode ser semanal, quinzenal,mensal, semestral, anual etc.
Um intervalo de tempo considerado adequado para se apurar resultado em uma empresa é o mensal, sendo que possíveis correções de planejamento e controle podem serefetuadas em espaço de tempo menor e consequentemente diminuir situações indesejáveis de resultado ou o seu respectivo impacto.
No inventário permanente o controle é feito permanentemente pela empresa, ouseja, a qualquer momento a empresa tem as informações totais do seu estoque, por exemplo, custo da mercadoria que está sendo vendida, total das compras, total das vendas etc.
Um exemplo completo decontabilização de estoques pelo inventário periódico e a seguir pelo inventário permanente, levando em consideração alguns critérios de avaliação de estoques (PEPS, UEPS e MPM), bem como a análisedos resultados obtidos em cada um dos critérios.


6.1 – Critérios de Avaliação dos Estoques

Para determinar o custo de produtos estocados e destinados a venda é preciso considerar o valor pagona aquisição de tais mercadorias, deduzido o ICMS e acrescido das despesas relativas ao frete e seguro pagos pelo comprador.
Tendo em vista que a empresa poderá adquirir um mesmo tipo de produto emdatas diferentes, pagando por ele preços variados, o custo dessas mercadorias estocadas poderá ser determinado por meio dos seguintes critérios: PEPS, UEPS e MPM.


6.1.1. Primeiro que Entra,Primeiro que Sai – PEPS

Nesse critério, a empresa dá saída nos estoques dos produtos mais antigos, ou seja, adquiridos primeiro, permanecendo estocados os produtos de aquisição mais recente.
Obviamente,com a adoção desse método, o efeito da flutuação dos preços sobre os resultados é significativo, as saídas são confrontadas com os custos mais antigos, sendo esta uma das principais razões pelas...
tracking img