Contabilidade comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar de uma maneira geral como é efetuado o processo contábil dentro de uma empresa, quais meios são utilizados para avaliar e controlar o patrimônio da empresa. Será demonstrado através de exemplos práticos como funcionam as aplicações financeiras e como são contabilizadas. Com relação ao controle de estoques, serão abordados os tipos deinventário utilizados pelas empresas; como é efetuado o registro de entrada e saída de mercadorias, os benefícios destes registros, sua importância na hora de tomadas de decisões e quais os critérios aplicados na avaliação do estoque. Estaremos abordando também os métodos de avaliação de ativos de uma maneira geral, quais são e como são aplicados, evidenciando em que situações cada método deverá seraplicado.
Nesta apresentação estamos expondo os princípios da contabilidade, o que determinam e exemplificando estes princípios. Como não poderíamos deixar de destacar as normas que regem os profissionais da contabilidade, os conselhos que fiscalizam o exercício da profissão, as normas estabelecidas, as entidades responsáveis por estas normas, por quem são criadas e a quem são destinadas.
Entrandono assunto de normas e leis, há alguns aspectos éticos que não poderiam ficar de fora, pois se há normas a serem seguidas, é lógico que a ética está presente para o seguimento destas normas, estaremos fazendo um breve comentário sobre as principais disposições do código de ética do profissional contábil.

APLICAÇÕES FINANCEIRAS

As aplicações financeiras constituem-se num leque deinvestimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, Bolsa de Valores, etc.

CONTABILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO
Por ocasião da aplicação efetuamos o lançamento de transferência de numerário da conta banco conta movimento para a conta de aplicação correspondente ao tipo de aplicação efetuada.

Aplicaçãode Renda Fixa
Os investimentos em aplicações financeiras de renda fixa são classificados no Ativo Circulante entre as Disponibilidades (se a aplicação é resgatável a qualquer momento) ou como investimentos temporários, se resgatável em prazo determinado com vencimento para até o término do exercício seguinte. Naturalmente, se o resgate está previsto após o término do exercício seguinte, deveráser classificado no Ativo Realizável a Longo Prazo.
Assim, ao se efetuar a aplicação em renda fixa, o montante deve ser lançado (de acordo com a expectativa do resgate) a débito da conta correspondente (acima) e a crédito da conta Bancos Conta Movimento no Ativo Circulante.

Os rendimentos
A apropriação dos rendimentos (em obediência ao regime de competência) nas aplicações com prazo superior aum mês deve ser efetuada por partidas mensais. Já nas aplicações em que o resgate e a aplicação ocorrem dentro do mesmo mês, o registro do rendimento será feito por ocasião do resgate. 

O Imposto de Renda 
O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) incidente sobre rendimentos de aplicação financeira é compensável com o imposto devido pela empresa com base no lucro real, presumido ou arbitrado,e será registrado em conta do subgrupo de Impostos a Recuperar no Ativo Circulante.

Exemplo
Para o exemplo vamos supor que a empresa tenha aplicado em 27/09/11 o capital de R$ 100.000,00 com resgate previsto para 30 dias auferindo (nessa condição) R$ 2.000,00 de rendimentos.

Registro da aplicação 
D - Aplicações Financeiras de Renda Fixa – 100.000,00
(Ativo Circulante)
C - Banco ContaMovimento - 100.000,00 
( Ativo Circulante)

Resgate da aplicação 
D - Banco Conta Movimento - 101.550,00
(Ativo Circulante)
D - IRRF a Recuperar - 450,00
(Ativo Circulante)
C - Rendimentos de Aplicações Financeiras - 2.000,00 
(Conta de Resultado)
C - Aplicações Financeiras de Renda Fixa - 100.000,00 
(Ativo Circulante)

Aplicações Pré-fixadas 
Alternativamente, nas aplicações...
tracking img